O Promotor de Justiça Antonio Carlos Garcia de Oliveira, titular da Promotoria de Justiça do Patrimônio Histórico e Cultural de Três Lagoas, por meio de Ofício remetido ao Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, conseguiu a restauração integral das oficinas da antiga Rede Ferroviária Federal, onde, hoje, está localizado o Instituto de Biomassa, no município.

De acordo com o Promotor de Justiça Antonio Carlos Garcia de Oliveira a realização do pedido contou com o apoio do Diretor da FIEMS José Paulo Rímoli, que contribuiu decisivamente para o sucesso na restauração e preservação do referido prédio.

O pedido foi realizado, por meio de notificação realizada pela Promotoria do Patrimônio Histórico em face do Tombamento do Patrimônio da Ferrovia, e em 09 de outubro de 2014, a FIEMS e o SENAI encaminharam resposta pelo Ofício 213-DITEC, esclarecendo que: "Desde já reiteramos a V. Exa., que recebemos da Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU/MS}, as oficinas da NOB situadas no Bairro Santa Luzia, Município de Três Lagoas/MS, perfazendo a área total de 42.057,84 m2, área essa destinada à implantação do Instituto Sena de Inovação Biomassa de Três Lagoas”.

O projeto ora entregue à V.Exa., traz em seu bojo o conceito da preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural aliada ao que temos disponível e de mais avançado em termos de tecnologia construtiva e operação de ambientes de pesquisas e inovação, em destaque a área de Biomassa.

O Ofício confirmando a obra foi assinado pelo Diretor Regional do SENAI­DR-MS Jesner Marcos Escandolhero, juntamente com o projeto técnico de restauração das áreas das oficinas da antiga Noroeste do Brasil.

Texto: Promotoria de Justiça de Três Lagoas – editado por Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS