Os Procuradores de Justiça Marcos Antonio Martins Sottoriva e Antonio Siufi Neto assumiram, nesta sexta-feira (13/07), os cargos de Corregedor-Geral do Ministério Público e Corregedor-Geral Substituto, respectivamente, para o biênio 2018/2020.

A solenidade foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Paulo Cezar dos Passos.

O Procurador de Justiça e Secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Alexandre Lima Raslan, fez a leitura do Termo de Posse.

O Procurador de Justiça Sergio Luiz Morelli saudou os empossados em nome do Colégio de Procuradores de Justiça destacando que a escolha de Marcos Antonio Martins Sotorriva através de um pleito democrático para a recondução do cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público, foi devido ao profícuo trabalho que vem desenvolvendo na Instituição. Ao Corregedor-Geral Substituto, Antonio Siufi Neto, o Procurador de Justiça agradeceu em nome do Colégio pela sua atuação no âmbito do MPMS e desejou sucesso para ambos nessa nova caminhada.

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche, disse que a solenidade de posse se reveste de importância histórica, não somente pela qualidade técnica e profissional dos Corregedores escolhidos, mas principalmente pelo fortalecimento Institucional. Ele parabenizou o Procurador-Geral de Justiça pela equipe de trabalho que hoje atua com denodo e competência para dar cumprimento efetivo aos deveres constitucionais do Ministério Público Estadual e deixou as saudações da família da OAB/MS “reiterando minhas homenagens a todos aqueles que aqui estão construindo nossa história e nosso futuro”.

Em sua fala, o Corregedor-Geral Substituto e Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto cumprimentou a todos e agradeceu ao Colégio de Procuradores de Justiça pela expressiva votação que teve na eleição. “Procurarei retribuir a essa confiança com trabalho e dedicação junto à Corregedoria-Geral”.  Sobre o trabalho que irá desenvolver, Antonio Siufi Neto disse que os avanços que serão propostos na Corregedoria-Geral do MPMS dependem das ações voltadas à continuidade Administrativa “com o aprimoramento do que já se tem e a paulatina produção de novas medidas assim como a nossa efetiva atuação nas correições e inspeções permanentes nas Promotorias de Justiça”. Antonio Siufi Neto encerrou o seu discurso relembrando uma frase dita por seu falecido pai “quem não vive para servir, não serve para viver” e completou, “após 30 anos de carreira, estou pronto para continuar servindo o Ministério Público na Corregedoria-Geral e assim estaremos servindo o cidadão sul-mato-grossense”.

O Corregedor-Geral e Procurador de Justiça Marcos Antonio Martins Sottoriva agradeceu ao Colégio de Procuradores de Justiça por o terem reconduzido ao cargo e também parabenizou o trabalho de todos os Membros que já atuaram na Corregedoria-Geral do MPMS. Ele agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos e à Administração Superior pela colaboração com a Corregedoria ao longo dos dois anos.

Marcos Antonio Martins Sottoriva disse que dará continuidade aos trabalhos que vem desenvolvendo junto a sua equipe formada pelos Promotores de Justiça e Assessores Especiais Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos, Jiskia Sandri Trentin e Reynaldo Hilst Mattar, e servidores, que atuam com extremo afinco e de forma incansável, o que permitiu a concretização das metas idealizadas, em especial, a visita de 100% das Comarcas do Estado para a realização das correições ordinárias.

Ao encerrar sua fala, o Corregedor-Geral deixou uma mensagem a todos os Membros que integram a Instituição. “Cada Membro do MPMS, tendo escolhido essa profissão como meio de vida, exerça com amor o seu trabalho para que ele, ao invés de um peso, seja tratado como instrumento precioso para a realização de bons feitos voltados à transformação social. É com esse pensamento que atuaremos no próximo biênio, colaborando com a nossa Instituição”.

Na sequencia, o Corregedor-Geral do MPMS fez o lançamento do Manual de Orientação Funcional do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e entregou um exemplar ao Corregedor-Geral do Ministério Público Militar, Giovanni Rattacaso, e ao Procurador-Geral de Justiça.

Em seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos disse aos empossados que a sessão marcou a posse para uma função relevantíssima de correicionar os Membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. “Eu enquanto Procurador-Geral de Justiça me coloco à inteira disposição de Vossas Excelências para construirmos pontes e para orientarmos os Membros da nossa Instituição”.  Ele prestou homenagem ao trabalho desenvolvido pelo Procurador de Justiça Aroldo José de Lima, que atuou por dois anos como Corregedor-Geral Substituto, e também aos Procuradores de Justiça Mauri Valentim Riciotti e Edgar Roberto Lemos de Miranda que concorreram ao pleito e deram legitimidade àqueles que foram eleitos.

O Procurador-Geral de Justiça ressaltou ainda a função que o Corregedor-Geral e Corregedor-Geral Substituto desempenham na Instituição, destacando que a Corregedoria-Geral é responsável pela formação dos novos Promotores e Promotoras de Justiça e também pela correção técnica dos mais experientes “e tudo faz para que a unidade ministerial ganhe confiança e se materialize no dia a dia a partir da eficiência e eficácia da nossa Instituição”. Ele desejou felicidade e sucesso aos empossados e disse que “competência e seriedade não lhes faltam a essa trajetória, e saibam que o Ministério Público estará ao lado de Vossas Excelências para que conservemos e renovemos o compromisso solene de servir a sociedade sul-mato-grossense e brasileira por intermédio do nosso ofício ministerial”, finalizou.

Mesa solene

Além do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, compuseram a mesa de autoridades, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche; o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Promotor de Justiça Lindomar Tiago Rodrigues; o Procurador-Geral Adjunto do Estado do Contencioso, Fernando César Caurim Zanele, representando o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja; o Corregedor-Geral de Justiça do Estado, Desembargador Carlos Eduardo Contar, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul Desembargador Divoncir Schreiner Maran; o Promotor de Justiça e Membro Auxiliar da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Manoel Veridiano Fukuara Rebello Pinho, representado o Corregedor Nacional do Ministério Público Orlando Rochadel Moreira; o Corregedor-Geral do Ministério Público Militar Giovanni Rattacaso, representando o Corregedor-Geral do Ministério Público de Alagoas e Presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público Lean Antônio Ferreira de Araújo; a Subcorregedora-Geral da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Geni Tibúrcio Zawierucha, representando o Defensor Público-Geral do Estado de MS Luciano Montalli; o Corregedor Regional da Polícia Federal do Estado, Ricardo Hiroschi Ishida, representando o Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado de Mato Grosso do Sul Luciano Flores de Lima; a Corregedora Nacional Salvador Benites Camargo, representando o Superintendente Regional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal Luiz Alexandre Gomes da Silva; o Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes; o Procurador de Justiça Militar em Campo Grande, Sérgio de Saldanha da Gama Júnior; e a Corregedora-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Rozeli Molina, representando o Delegado-Geral da Polícia Civil do estado, Marcelo Vargas Lopes.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Ana Carolina Vasques e Elizete Alves/jornalistas Assecom MPMS