Em mais um curso de capacitação oferecido pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, que teve início nesta quinta-feira (26/7), a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva, reafirmou o compromisso de capacitar e aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados pelos membros e servidores do MPMS.

Durante abertura do evento, a Diretora-Geral da ESMP-MS aproveitou para agradecer todos que compõem a Diretoria da Escola, em especial o Promotor de Justiça Antonio André David Medeiros, que estruturou e organizou o curso de “Detecção e Prevenção de Fraudes em Licitações”, que também será oferecido para os servidores do MPMS, em agosto.

O Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, ressaltou a importância da capacitação dos membros para atuação diante de casos que envolvam fraudes em licitação e a necessidade da realização desse “workshop” frente ao atual cenário político da sociedade brasileira:

“Para que nós possamos atender aos anseios da sociedade e fazer valer aquilo de que a Constituição Federal e a legislação nos incumbem, nós precisamos nos capacitar, aprender um pouco mais. E nessa linha de ideias, para atender a essa demanda, é importante a atuação da Escola do Ministério Público, é importante que nós possamos ter cursos que nos qualifiquem tecnicamente por meio de prática e métodos para que possamos atingir aquilo que nós pretendemos: que aqueles que são gestores da coisa pública atuem de maneira ética, legal, honesta e econômica”.

A abertura do evento contou ainda com a participação do Corregedor-Geral em exercício e Coordenador das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público, Antonio Siufi Neto, que saudou todos os membros e aproveitou para elogiar os trabalhos desenvolvidos pela Escola Superior.

“Detecção e Prevenção de Fraudes em Licitações”

Nesta quinta-feira (26/7) e sexta-feira (27/7), Promotores de Justiça que atuam na área do Patrimônio Público participam do curso “Detecção e Prevenção de Fraudes em Licitações”, que visa capacitar membros do MPMS sobre as principais tipologias de fraudes em processos licitatórios e as técnicas de detecção e prevenção.

O “workshop” será ministrado pelo Auditor da Controladoria-Geral da União e Assessor de Ministro da CGU em Governança de Aquisições, Franklin Brasil Santos, que abordará, além dos conceitos básicos, tipologias de fraudes em licitações, técnicas de detecção de fraudes, medidas de prevenção às fraudes, elaboração de achados e responsabilização. O palestrante é Bacharel em Computação e Mestre em Controladoria e Contabilidade. Atua na Capacitação de serviços públicos, com ênfase em terceirização, detecção de fraudes em licitações, gestão de riscos e pesquisa de preços. É autor da obra “Preços de Referência em Compras Públicas”, editada pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

 

Texto e foto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom