O Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social e Eleitorais, Antonio Siufi Neto representou o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos na abertura do Fórum Permanente de Segurança na Fronteira de Mato Grosso do Sul que aconteceu na manhã desta quinta-feira (19/07) no auditório da Uems no campus Campo Grande (MS).

O Fórum, que debate a integração das forças de segurança, investimentos e elaboração de políticas de desenvolvimento da zona fronteiriça, é realizado pela OAB/MS e ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) em parceria com o senador Pedro Chaves (PRB).

O encontro contou com a presença do Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e agentes de segurança estaduais e nacionais.

O Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou durante o Fórum Permanente de Segurança na Fronteira, o início da operação Fronteira Segura. A Força Nacional e a Polícia Federal (PF) vão reunir 300 agentes para reforçar as ações nas fronteiras em nove estados, incluindo o Mato Grosso do Sul, que será base da operação.

Para o ministro Jungmann, “esse trabalho é fundamental para prevenir e reprimir crimes transnacionais, especialmente a entrada no país de drogas e armas”. Todavia, afirmou que é necessário que haja uma coordenação nacional voltada para segurança e contra crimes transfronteiriços.

O Fórum continuou no período da tarde, mas com debate fechado e exclusivo para agentes de segurança na sede da OAB, seccional Campo Grande. Na ocasião, serão traçadas estratégias de atuação e integração no combate ao crime na região fronteiriça.

Ao final do debate será formalizada uma carta de Campo Grande com proposições e sugestões para a Segurança Pública.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Suellen Lands/estagiária Assecom MPMS