A posse do Corregedor-Geral e Corregedor-Geral Substituto do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, respectivamente os Procuradores de Justiça Marcos Antonio Martins Sottoriva e Antonio Siufi Neto, acontece nesta sexta-feira (13/07), às 16h, na Sala de reuniões do Colégio dos Procuradores de Justiça.

A solenidade será presidida pelo Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Paulo Cezar dos Passos.

Eleição

A eleição para Corregedor-Geral e Corregedor-Geral Substituto para o biênio 2018/2020 aconteceu no dia 07 de junho deste ano e, na ocasião, votaram 31 Procuradores de Justiça.

A comissão que conduziu a votação foi formada pelo Procurador de Justiça e Decano do MPMS Sérgio Luiz Morelli, e pelos Procuradores Hudson Shiguer Kinashi e Irma Vieira de Santana e Anzoategui.

Candidataram-se ao cargo de Corregedor-Geral, os Procuradores de Justiça Marcos Antonio Martins Sottoriva, Edgar Roberto Lemos de Miranda e Mauri Valentim Riciotti. Após a votação, o presidente da comissão contabilizou os votos e anunciou o resultado: o Procurador de Justiça Marcos Antonio Martins Sottoriva recebeu 15 votos, o Procurador Edgar Roberto Lemos de Miranda, 11 e o Procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti, 5 votos.

Já para o cargo de Corregedor-Geral Substituto, candidataram-se os Procuradores de Justiça Antonio Siufi Neto que recebeu 19 votos e Aroldo José de Lima, 12 votos.

Ao final, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos proclamou o resultado com a reeleição do Procurador de Justiça Marcos Antonio Martins Sottoriva para o cargo de Corregedor-Geral, e a eleição do Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto para o cargo de Corregedor-Geral Substituto.

Currículos

Marcos Antonio Martins Sottoriva é natural de Promissão (SP) e graduou-se em Direito pela Universidade Toledo de Ensino de Bauru, em 1984, tornando-se Especialista em Direito Financeiro e Empresarial em 1985.

Atuou como Advogado entre 1984 e 1988, e como Delegado de Polícia entre 1988 e 1990, em Cuiabá, Mato Grosso, foi nomeado Promotor de Justiça Substituto do Estado de Mato Grosso do Sul em junho de 1990, tendo ao longo da carreira atuado nas comarcas de Sete Quedas, Corumbá e Dourados.

Entre 2001 a 2004 foi Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e desde 2003, titular da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da comarca de Campo Grande, atuando na área cível e criminal, visando a apuração de danos ao patrimônio público e social, de crimes contra a ordem tributária, contra a administração pública. Foi promovido, pelo critério de merecimento, em 31 de outubro de 2008, para o cargo de Procurador de Justiça pelo Egrégio Conselho Superior do Ministério Público.

Atuou como Corregedor-Geral do MPMS no biênio 2016/2018 e agora foi reeleito.

Antonio Siufi Neto cursou o 2º Grau no Colégio Dom Bosco e finalizou seus estudos secundários no Colégio Impacto, na cidade do Rio de Janeiro. Iniciou o curso de Direito, na UCDB, em 1981, formando-se em 1986.

Após cursar a Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em 1987, ingressou na carreira ministerial, como Promotor de Justiça Substituto, tendo sido, na época, com 23 anos de idade, o mais jovem Promotor de Justiça do Brasil.

Atuou nas Promotorias de Justiça de Nioaque, Nova Andradina e Campo Grande.

Em 1998, foi nomeado Assessor Especial do Corregedor-Geral do Ministério Público, exercendo, também, nos anos seguintes, a função de coadjuvante de Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça, junto ao seu Gabinete.

Na Capital, atuou como Promotor de Justiça da Infância e da Adolescência, do Patrimônio Público e Social e das Fundações; do Acidentado de Trabalho e das Vítimas de Infrações Penais; e do Meio Ambiente. Como Promotor de Justiça atuou na área cível, eleitoral, do Júri e, durante vários anos, como Promotor no Juizado Especial Criminal e como Promotor da Turma Recursal dos Juizados Especiais.

Promovido, no dia 6 de setembro de 2002, para o cargo de Procurador de Justiça, Antônio Siufi Neto atua na vaga que era de Nereu Aristides Marques, Procurador de Justiça e Corregedor-Geral Substituto do Ministério Público.

Antonio Siufi Neto, atuou também como Corregedor-Geral Substituto no biênio 2014/2016.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Foto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom