As provas escritas do XXVIII Concurso de Provas e Títulos para ingresso na carreira do Ministério Público no Cargo de Promotor de Justiça Substituto, teve início nesse domingo (29/07) e segue durante toda a semana até o dia 3 de agosto, sexta-feira.

A duração das provas é de cinco horas, das 8h às 13h, nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Complexo Multiuso (em frente ao Teatro Glauce Rocha), Avenida Costa e Silva, Bairro Universitário, em Campo Grande (MS).

De acordo com a FAPEC (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), organizadora do certame, 181 candidatos passaram para a segunda fase do concurso, como é o caso da analista do Ministério Público de São Paulo, que tirou férias nos últimos dias para se preparar mais ainda para as provas “O objetivo é passar aqui mesmo, esse é o meu segundo concurso, prestei em São Paulo, não deu certo, mas na verdade quero aqui mesmo em Mato Grosso do Sul”, afirmou Ana Cláudia Costa Fonseca

Carlos Eduardo veio do Rio de Janeiro e escolheu o Ministério Público de Mato Grosso do Sul por acreditar que “ele é o mais bem estruturado do Brasil” e fez questão de frisar. De Glória de Dourados (MS), veio o candidato Carlos Alexandre Gimenez que acredita que em “casa” é o melhor lugar para se tentar uma vaga.  

O malote com a prova do primeiro dia foi aberto na presença de três convidados representantes dos candidatos, onde foi aberto o lacre, pela coordenação da FAPEC. O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos desejou a todos uma boa sorte, “que Deus os abençoe que façam o melhor, e que possam ingressar na Instituição, o que seria uma honra recebe-los como colegas”, com essas palavras foi dado o início das provas. 

A primeira prova aplicada na segunda fase do concurso, realizado no domingo foi de Direito Constitucional e Direitos Humanos, sob a supervisão da Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva.

Nesta segunda-feira (30/7), os candidatos realizam a prova Direito Penal e Direito Processual Penal, prova que tem supervisão do Procurador-Geral do MPMS Paulo Cezar dos Passos.

Na terça-feira, será realizada a prova de Direito Civil e Direito Processual Civil; Na quarta-feira (1/8), Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. Na quinta-feira (02/8), Direito Administrativo e Direito Eleitoral; e Direito Institucional do Ministério Público e Língua Portuguesa na sexta-feira (03/8).

Até o momento foram registradas 31 abstenções na prova de domingo e de segunda-feira (30/7).

Texto: Waléria leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista