O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelo Procurador de Justiça Antônio Siufi Neto, Coordenador do Grupo Especial de Combate à Corrupção; e a Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva, Supervisora da Assessoria de Comunicação do MPMS participam da Jornada Internacional de Investigação Criminal que objetiva a discussão, sobre a persecução penal, trazendo o que há de mais atual nos métodos e técnicas de investigação. Estão presentes também no evento as Promotoras de Justiça Candy Hiroki Moreira e Paula da Silva Volpe.

A Jornada Internacional de Investigação Criminal reúne nesses dois dias não só profissionais de referência, que são colaborares, como as principais Instituições do setor, nacionais e internacionais, como a Sociedade Britânica de Criminologia (The British Society of Criminology – UK); a Sociedade Portuguesa de Ciências Forenses; a Interpol; a  Associação dos Juízes Federais do Brasil, AJUFE; a ADPF Associação dos Delegados de Polícia da Federal, ASDEP; a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas FENACON; bem como outros órgãos de investigação e secretarias de transparência e controle dos Estados.

O Coordenador do Grupo Especial de Combate à Corrupção do MPMS,  Procurador de Justiça Antônio Siufi Neto, acredita na importância da participação em eventos com discussão sobre a origem das investigações e sobre o crime organizado e as organizações criminosas. “Uma investigação constitucionalmente perfeita, leva a uma denúncia e um processo criminal equilibrado, que certamente resultará numa condenação, e na responsabilização penal dos infratores da lei. Particularmente neste evento, temos a participação de autoridades internacionais com suas experiências, e os juízes que atualmente estão à frente da maior operação nacional contra o crime organizado e a corrupção que é a Lava Jato”.

A Jornada de Investigação, que está na terceira edição, se consolidou como o maior e o mais profissional evento de investigação criminal e processo penal, sendo o fórum adequado para a discussão técnica e o networking entre autoridades das áreas de investigação e segurança pública.

Para a Procuradora de Justiça Ariadne Cantú, Supervisora da Assessoria de Comunicação, o evento tem pontos importantes ligados a exposição da imagem de colegas que participam de grandes operações. “Trabalhar estes aspectos ligados a operações de impacto na sociedade e que tomam a mídia, é de fundamental importância para proporcionar a todos os Membros uma melhor diretriz e segurança no desempenho das funções.  Os Promotores envolvidos em investigações de amplo espectro e relevância pública precisam ter o devido apoio e retaguarda para lidarem com situações de exposição na mídia”.

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Imagem: Acervo Assecom