Nos dias 30 e 31 de julho foi realizada em Brasília (DF) a Ação Nacional Estruturante – Campanha Nacional de Comunicação. O objetivo do evento foi elaborar de forma integrada e colaborativa, por diversas unidades do Ministério Público, de uma campanha nacional de comunicação, que visa a propagar o papel do Ministério Público como agente de transformação social.

O encontro, que teve a duração de dois dias foi coordenado pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), e aconteceu no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília. A Procuradora de Justiça e Supervisora da Assessoria de Comunicação, Ariadne de Fátima Cantú da Silva e Assessora de Comunicação e Marketing da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Cynthia Maria Souza da Silveira, participaram do encontro.

Na cerimônia de abertura, o Procurador do Trabalho e membro auxiliar da CPE/CNMP, Carlos Eduardo de Andrade, classificou a Comunicação Social como uma área de importância ímpar. “É de extrema relevância sabermos transmitir nossas informações e entendermos como a sociedade as recebe e interpreta. Por isso, o planejamento estratégico tem relação íntima com a Comunicação, pois não adianta o Ministério Público planejar-se se não ouvir a sociedade. É preciso falar com a população e saber como atendê-la”, disse.

Para o Procurador-Geral de Justiça do MPDFT, Leonardo Bessa, a instituição está sendo palco de um debate muito importante. “O Ministério Público precisa ser conhecido e deve conversar com a sociedade para entendê-la e mostrar a ela o que é feito na instituição”, afirmou. “Além disso, precisamos nos comunicar a fim de demonstrar que o MP é muito mais do que a imprensa mostra; temos outros trabalhos relevantes além do que é feito na área criminal”, concluiu.

Na mesa de abertura também estiveram presentes a Assessora-Chefe de Comunicação do CNMP e Coordenadora do Comitê de Políticas de Comunicação Social do Fórum Nacional de Gestão (FNG), Tatiana Jebrine, e o Coordenador de Comunicação Social do MP/SC e Coordenador do grupo de trabalho da campanha nacional do Comitê de Políticas de Comunicação Social do FNG, Carlos Rocha do Santos.

A Campanha Nacional de Comunicação

A campanha terá como objetivo mostrar à sociedade que o Ministério Público está presente no cotidiano dos cidadãos brasileiros e que pode ajudá-los a enfrentar dificuldades, vencer desafios, assegurar direitos e superar injustiças.

A definição do tema proposto é fruto de sugestões recebidas de membros da instituição durante encontros promovidos pela CPE/CNMP, validadas em discussões promovidas pelo Comitê de Políticas de Comunicação do Ministério Público (CPCOM).

O que é a Ação Nacional?

A Ação Nacional é instrumento da Resolução CNMP nº 147/2016 e destina-se a contribuir na elaboração e consecução de projetos e de iniciativas que permitam o atingimento dos objetivos estratégicos traçados no Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público.

As Ações Estruturantes são aquelas cujos temas dos projetos e iniciativas são relacionados à área-meio – Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Comunicação, Gestão Orçamentária e Gestão Administrativa.

Texto: com informações da Ascom/CNMP

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP)