A Procuradoria-Geral Adjunta de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLANGE), realizou nos dias 29 e 30 de agosto, reuniões preliminares com o objetivo de elaborar o Plano Geral de Atuação (PGA) para o exercício de 2019.

Na quarta-feira (29/08), foi realizada a reunião com as áreas de Administração, Comunicação, Pessoas e Tecnologia da Informação para tratar da definição do Plano Geral de Atuação da área meio, que pela primeira vez será contemplada no PGA. Para tanto, foram encaminhadas planilhas eletrônicas aos setores envolvidos para preenchimento dos projetos e ações que serão efetivados no decurso do ano vindouro.

Na quinta-feira (30/08), houve a reunião com os representantes dos Órgãos de Administração Superiores, de Administração, de Coordenação e de Apoio às atividades de execução, oportunidade em que o Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, apresentou a metodologia para a elaboração do PGA da área fim, que consiste na indicação das iniciativas estratégicas que serão realizadas no ano de 2019. 

Durante os encontros, o Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Olavo Monteiro Mascarenhas, apontou a evolução do Planejamento Estratégico da Instituição ao longo dos anos e a necessidade de sua aplicabilidade prática, destacando a soma de esforços e de resultados alcançados até o momento.

O Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Paulo Roberto Ishikawa, esclareceu que ainda que a metodologia para a elaboração do PGA 2019 consiste em três grandes pilares: I) disponibilização de questionário eletrônico às Promotorias de Justiça para indicação das áreas de atuação que serão priorizadas para o ano de 2019, assinalando também a definição das respectivas iniciativas estratégicas a serem implementadas; II) encaminhamento de planilha eletrônica para as áreas de Tecnologia da Informação, Administração, Comunicação e Pessoas para inserção dos projetos e ações a serem efetivadas do decurso do exercício de 2019; e III) encaminhamento de formulário aos Órgãos de Administração Superiores, de Administração, de Coordenação e de Apoio às atividades de execução para inserção de iniciativas estratégicas que serão desenvolvidas no ano de 2019.

O Plano Geral de Atuação (PGA)

O PGA é a formalização do planejamento de curto prazo do MPMS, elaborado no exercício anterior ao de sua vigência e é executado por meio de projetos e ações. Além disso o PGA deve ser submetido à aprovação do Colégio de procuradores de Justiça, nos termos do art. 9º, inciso XV, da Lei Complementar Estadual nº 72, de 18 de janeiro de 1994, e compete à Corregedoria-Geral do Ministério Público fiscalizar o cumprimento das metas institucionais de responsabilidade dos órgãos de execução estabelecidas no Plano Estratégico e em seus desdobramentos (PGA), conforme prevê o art. 18, inciso XXVI, da Lei Complementar Estadual nº 72, de 18 de janeiro de 1994

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Foto: Elizete Alves