O Procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul participou na última quinta-feira (23/8), do projeto “Diálogo Cidadão – reflexões do passado, olhar para o futuro”, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

O evento realizado em Brasília, apresentou o talk show sobre “30 anos da Constituição: o Ministério Público na Constituinte”. A abertura do evento contou com a presença da Procuradora-Geral da República e Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Raquel Elias Ferreira Dodge e de membros que participaram da elaboração e da inclusão do Ministério Público na Constituição Federal de 1988.

Por meio de depoimentos e de bate-papos, os membros convidados abordaram os bastidores travados durante a Assembleia Nacional Constituinte que culminou com a atual estruturação do Ministério Público na Constituição de 1988, que completará 30 anos no dia 5 de outubro.

O Procurador de Justiça aposentado, Anízio Bispo dos Santos foi um dos convidados para prestar o seu depoimento e na ocasião, lembrou dos momentos de luta para que a Constituição de 88 fosse consolidada:

“O evento foi muito importante, pois na época, eu era o primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Ministério Público. Eu me lembro que as lutas foram muito grandes e fortes. O interessante desse encontro é para manter viva a ideia de que os membros do Ministério Público devem estar sempre unidos”, declarou o Procurador de Justiça aposentado.

De acordo com o CNMP, esses depoimentos servirão, como os primeiros registros para a história oral do Ministério Público brasileiro e do CNMP, projeto idealizado pelo Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (Coplaname), previsto para ser implementado neste ano.

A Promotora de Justiça do MPMS e membro auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público, Ana Lara de Camargo Castro também prestigiou o evento.

Currículo

Anízio Bispo dos Santos ingressou no Ministério Público em 1979 para exercer o cargo de Promotor de Justiça na Comarca de Porto Murtinho. Passou pelas Comarcas de Três Lagoas e Campo Grande, onde promovido ao cargo de Procurador de Justiça em 1990. Em 2008, foi eleito pelo Colégio de Procuradores para exercer a função de Corregedor-Geral do MPMS para o biênio de 2008/2010. Aposentou-se em 2013, após 34 anos de trabalhos dedicados ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Texto: Ana Carolina Vasques com informações da Assecom/CNMP

Foto: Assecom