O Promotor de Justiça Paulo da Graça Riquelme de Macedo Junior, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Naviraí participou, na manhã desta sexta-feira (23/8), da solenidade de instalação da 2ª Vara Criminal da Comarca de Naviraí. O evento aconteceu no Plenário do Tribunal do Júri do Munícipio.

Participaram também da solenidade o Presidente do Tribunal de Justiça Desembargador Divoncir Schreiner Maran; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Julizar Barbosa Trindade; o Desembargador Eduardo Machado Rocha; Defensor Público-Geral de MS, Luciano Montalli; o Juiz Auxiliar da Presidência do TJMS, Luiz Antonio Cavassa de Almeida; juiz diretor substituto do foro da comarca de Naviraí, Paulo Roberto Cavassa; o Presidente da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), Juiz Fernando Chemin Cury; os Juízes Eduardo Lacerda Trevisan, Guilherme Henrique Berto de Almada, Marcelo da Silva Cassavara, Alan Robson de Souza Gonçalves, Vinicius Aguiar Milani e Milton Zanutto Junior; o presidente da subseção de Naviraí da OAB/MS, Wilson Vilalba Xavier e o prefeito de Naviraí, José Izauri de Macedo.

De acordo com o Promotor de Justiça Paulo da Graça Riquelme de Macedo Junior “é de suma importância a decisão do TJMS em ampliar o número de Varas na comarca, o que garantirá maior celeridade na movimentação processual e por consequência uma efetivação da Justiça para a comunidade”, concluiu destacando a importância do Município de Naviraí como cidade polo da região do conisul, o que aumenta ainda mais a demanda judiciária na região.

Na ocasião, o juiz diretor substituto do foro da comarca de Naviraí, Paulo Roberto Cavassa de Almeida, citou a enorme conquista para a comunidade e população da cidade com a instalação da 2ª Vara Criminal. “Haverá um ganho significativo na celeridade e tramitação dos processos relacionados às matérias das Varas Criminais, possibilitando uma resposta mais rápida e eficiente do Estado na resolução dos conflitos e nos julgamentos dos processos e demais procedimentos afetos às respectivas competências, em especial, aos delitos relacionados à violência doméstica, atos infracionais ligados à Infância e Juventude, bem como todas as demais modalidades de crimes, contribuindo de forma positiva para o aperfeiçoamento da atuação do Poder Judiciário junto à população local”. 

Conforme os dados da Coordenadoria de Estatística do TJMS, até o dia 17 de agosto de 2018, são 16.754 processos que estão em andamento na comarca de Naviraí, dos quais 14.474 na Justiça Comum e 2.280 nos Juizados Especiais.

Neste ano, já foram distribuídos 9.395 processos na comarca, dos quais 7.966 na Justiça Comum e 1.429 nos Juizados Especiais.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS – com informações TJMS