Nesta sexta-feira (28/9), a Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul realizou mais um evento voltado para a capacitação dos membros e servidores da Instituição que atuam diretamente nas investigações, como o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e o Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI).

Em parceira com a Safernet, Facebook e WhatsApp, a ESMP-MS promoveu a “Rodada de Debates sobre os Desafios da Segurança Digital, Estratégica e Cooperação”. O encontro discutiu a segurança na Internet e as ferramentas existentes tanto no Facebook como no WhatsApp, e que são utilizados para auxiliar e apoiar as autoridades de investigação, principalmente no âmbito criminal no Brasil. Este é 13º evento realizado pela equipe da Safernet, Facebook e WhatsApp, que tem o propósito de divulgar estruturas de proteção e de serviços que auxiliam no combate aos cibercrimes.

Na ocasião a Procuradora de Justiça e Diretora da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva destacou a importância do evento para capacitar membros e servidores e principalmente por permitir uma interlocução com outros setores da sociedade. A Diretora-Geral destacou ainda que o a Rodada é extremamente importante para todas instituições presentes no evento por possibilitar a integração e a união: “A criminalidade é organizada e a tecnologia tem sido usada para prática de crimes que ameaçam a segurança da sociedade e a democracia, neste sentido o evento de hoje é uma oportunidade para o diálogo e aprendizado com profissionais que atuam nas áreas de combate ao crime na Internet”.

O Procurador-Geral Adjunto de Justiça Administrativa, Helton Fonseca Bernardes representou o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos na abertura do evento e explanou a necessidade de discutir a segurança na Internet no âmbito do Ministério Público, bem como a garantia da integridade de informações dentro das Redes Sociais.

Os palestrantes, profissionais do Facebook, WhatsApp e Safernet abordaram os seguintes temas: Facebook e eleições; Portal e Ferramentas do Facebook, Preservação e Fornecimento de Dados, Remoção de Conteúdo; Segurança na Plataforma; Segurança e Criptografia; WhatsApp: Seguranças na Plataforma e Programa de Resposta a Agentes de Investigação Criminal; Mesa Redonda: Cooperação no âmbito das Investigações Criminais e Estratégias de prevenção aos Crimes Cibernéticos no Brasil.

 

 

Texto e Fotos: Ana Carolina Vasques/ Jornalista-Assecom