O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul participou, no último sábado (22/9), do Mutirão da Cidadania realizado pela T-Eventos em parceria com o Jornal Correio do Estado, Rádio Mega 94 e Universidade Anhanguera Uniderp.

A ação foi realizada na Escola Municipal prof. Ana Lúcia de Oliveira Batista localizada no Bairro Coelho Machado e contou com a participação de diversos setores da sociedade. O MPMS fez atendimentos, por meio da Ouvidoria, 72ª Promotoria de Justiça da Casa da Mulher, Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor e pela Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplange).

Para o Promotor de Justiça e Supervisor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Paulo Roberto Ishikawa ações como o Mutirão promovem o acesso da população ao MPMS e facilitam o atendimento:

“Um evento como esse demonstra que estamos de portas abertas tirando aquela ideia de que o MP está distante, está dentro dos gabinetes e que não é possível falar com o promotor de justiça. Então isso é muito importante porque dá aquela sensação de que no momento que o cidadão precisar de ajuda de alguma área, ou precisar tirar alguma dúvida, o Ministério Público vai estar por perto, por outro lado também, uma ação social como essa é muito relevante pelo contato que o MP tem com outras instituições, isso demonstra que quando a gente se coloca como parceiro, mostra que nós estamos integrados e comprometidos com essa sociedade organizada”.

Já a Promotora de Justiça Titular da 72ª PJ da Casa da Mulher Brasileira, Luciana Amaral Rabelo destaca que a presença do Ministério Público nas comunidades é uma forma de levar a justiça até uma população que desconhece ou não tem acesso ao Ministério Público:

“É muito importante porque muitas vezes a sociedade não tem condições de ir até o Ministério Público, ou por não conhecê-lo ou por dificuldades financeiras, e por achar que não será atendido ou bem recebido. Então é imprescindível que o Ministério Público venha até a sociedade, esteja próxima a ela, para saber onde ela vive e onde ela mais precisa, para que assim, o nosso atendimento possa ser dado de forma mais facilitada. O MP precisa ter essa aproximação para que a população tenha acesso à justiça, acesso aos atendimentos e as orientações”.

A Promotora Luciana Rabelo ainda ressalta que ações como essas facilitam a divulgação dos trabalhos da Casa da Mulher Brasileira, bem como da 72ª Promotoria de Justiça que atua em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Durante o evento o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor e das Fundações, Aroldo José de Lima, também esteve presente para divulgar as campanhas e trabalhos desenvolvidos pelo CAO.

Estagiários do MPMS também participaram de forma voluntária, atendendo o convite do GED (Gestão de Estagiários de Direito) coordenado pelo Procurador de Justiça Edgar Roberto Lemos de Miranda. 

O próximo Mutirão será realizado no dia 20 de outubro na Escola Municipal Professora Tereza Rodrigues no Bairro Santa Emília.

 

Texto e foto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom