Nesta segunda-feira (1/10), acadêmicos do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da UCDB apresentaram as suas campanhas publicitárias para os membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul que atuam nas Promotorias de Infância e Juventude. A iniciativa surgiu de uma parceria com Universidade Católica Dom Bosco com o objetivo de veicular na mídia as campanhas produzidas pelos acadêmicos.

Com o tema “Exploração Sexual Infantil”, os alunos demonstraram bastante criatividade e engajamento para desenvolver as peças que foram muito elogiadas pelos Promotores de Justiça Celso Antonio Botelho de Carvalho, Titular da 68ª PJ e Nicolau Bacarji Junior, Titular da 33ª PJ.

Na ocasião, a Procuradora de Justiça e Supervisora da Assecom do MPMS, Ariadne de Fátima Cantú da Silva teceu elogios aos alunos e aos professores que se engajaram para desenvolver campanhas para um assunto tão sensível e urgente para a sociedade, já que o Estado de Mato Grosso do Sul é um dos primeiros no ranking em números de casos de abuso sexual de crianças e adolescentes.

“Os professores e coordenadores se engajaram muito, conseguiram trazer os seus alunos para dentro da linha que nós desejávamos e o resultado dos trabalhos foi excelente. Nós pretendemos ampliar essa parceria, principalmente para outras Universidades, disseminando mais assuntos e engajando outros segmentos da sociedade para que possamos também facilitar a divulgação dessas peças”, destacou a Procuradora de Justiça.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco, Elton Tamiozzo destacou a experiência prática que os alunos puderam ter com a criação e com apresentação de suas peças para os membros do MPMS, e ao mesmo tempo inseri-los em questões do cotidiano que também farão parte da rotina profissional desses acadêmicos:

“Nós buscamos muito os trabalhos sociais como forma de desenvolver nesses futuros profissionais uma atuação mais humanizada, trabalhando temas transversais como aborto, racismo, violência contra a mulher e uma série de questões que visam não só a formação profissional, mas também a cidadã”.

Essa é a segunda vez que o MPMS faz parceria com a UCDB para veiculação de campanhas publicitárias. Em 2009, os acadêmicos de Publicidade e Propaganda também executaram materiais publicitários com temas que envolviam a preservação do patrimônio público, cidadania, meio ambiente, combate ao crime organizado, infância e juventude.

As Campanhas

Os acadêmicos foram avaliados pelos membros do MPMS e pelo núcleo de Marketing da Assessoria de Comunicação da Instituição, formada pela Coordenadora da Assecom Cynthia Silveira e pelo Diretor de Arte Renato Moura.

As peças criadas foram avaliadas em cinco conceitos: Criativo – que analisa se o conceito utilizado está adequado ao tema, se é inovador, eficaz e de fácil entendimento pelo público-alvo;  Direção de Arte - analisa se a composição da arte (que envolve a escolha de tipografia, imagem e equilíbrio dos elementos) estão em harmonia; Redação - analisa se a linguagem textual do conjunto de peças é clara, objetiva, sem erros ortográficos e apresenta uma mensagem homogênea, que corresponde ao assunto e o aborda de forma correta e Estratégia de mídia: analisa se as peças estão adequadas aos meios de comunicação propostas e se apresentaram alguma alternativa criativa. Os grupos desenvolveram vídeos, peças para busdoor, folders, spots, banners, web banners e outdoors, além de redes sociais.

Ao todo, cinco grupos apresentaram peças publicitárias:

Grupo 1 – “Fernweh” Acadêmicas: Bárbara Maria de Melo Meira, Camila Cristina de Oliveira Inouye, Caroline Maciel de Almeida e Rebeca Minussi Baltuilhe;

Grupo 2 – “Serendipity” Acadêmicos: Ana Beatriz Vicentini, Camila de Moraes Oliveira, Gabriel Castilho Ribeiro, Giovanna Gomes Barbosa e Maria Catarina Anziliero;

Grupo 3 – “Kolla” Acadêmicos:  Anna Flávia Camargo, Kamila Antero de Oliveira, Larissa Aredes Petini, Larissa Beatriz Leite França e Oliver Lins de Siqueira;

Grupo 4 – “Imagine” Acadêmicos: Brenda Martins Domingues, Cainã Cleber Siqueira Cavalheiro, Crisely Kivian, Luccas Yuri Caramalac Sakuma, Mariana Lino, Pedro Martins Santos e Renan Sales Lapá dos Anjos;

Grupo 5 – “Versa” Acadêmicos: ALine Esteca, Ed Ádan, Heloísa Gonçalves, Jackeline Baraúna, Jaqueline Himoto e Rodrigo Diniz.

Os grupos vencedores foram o Grupo 1 – Fernweh e o Grupo 3 – Kolla que terão as suas peças divulgadas no mês de outubro, em campanha alusiva ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

A Coordenadora da Assecom Cynthia Silveira parabenizou todos os grupos e destacou a dedicação e a criatividade demonstradas na apresentação das campanhas: “As peças estão excelentes, claro que precisam de alguns ajustes, mas a qualidade e a profundidade com que se dedicaram mostrou o quanto essa experiência valeu a pena para nós do MP e para os alunos que participaram”.

A Coordenadora destacou, ainda, que as campanhas dos outros grupos também serão utilizadas ao longo do ano em ações do Ministério Público Estadual.

 

 

 

Texto e foto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom