A poucos dias das eleições, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul realiza nos municípios de Corumbá e Ladário ações educativas para divulgar a Campanha “Voto Certo é Voto Limpo” em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) e Ministério Público Federal (MPF).

A ação em Ladário, desta terça-feira (2/10), foi realizada na avenida principal da cidade e contou com a presença das Promotoras de Justiça Viviane Zuffo Vargas Amaro, Titular da 1ª PJ e Ludmila de Paula Castro Silva, Titular da 7ª PJ, além do Presidente da 1ª subseção da OAB em Corumbá Roberto Ajala Lins.

Já em Corumbá, a campanha foi para às ruas no último sábado (29/9), e contou com uma grande participação das pessoas que receberam informações a respeito da ação que visa conscientização da importância do voto ético, livre e consciente na escolha dos seus representantes. A ação também teve adesivagem de carros.

De acordo com a Promotora Viviane Zuffo Vargas Amaro, a campanha serve para informar o cidadão sobre os órgãos eleitorais que irão fiscalizar qualquer prática ilícita durante o pleito de 2018, ela atenta ainda para a importância da Campanha nos municípios de Corumbá e Ladário:

“Nós acreditamos nessa campanha, na possibilidade de conscientizar a população para que não aceite nenhum tipo de recompensa, nenhum tipo de benefício em troca do seu voto. O eleitor tem total liberdade para escolher os seus candidatos, não pode estar atrelado a nenhum tipo de recompensa. E nós estamos buscando a conscientização da população para que, uma vez tomando conhecimento de alguma prática ilícita que eles procurem o Ministério Público Estadual, e nos tragam essas informações para que a gente possa apurar e buscar a punição dessas pessoas que estão realizando essas práticas junto ao poder judiciário”.

A campanha também foi divulgada para acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na última segunda-feira (1/10). Na ocasião, acadêmicos dos cursos de Direito e Administração receberam o material informativo da campanha.

Para a Promotora de Justiça Ludmila de Paula Castro Silva, a Campanha “Voto Certo é Voto Limpo”, tem despertado na população a importância do voto: “O eleito tem um papel fundamental no próximo dia 7 de outubro e eventualmente se tivermos segundo turno, no dia 28 de outubro, ele precisa exercer seu voto de modo adequado e livre de qualquer influência externa”

O Presidente da 1ª subseção da OAB em Corumbá, Roberto Lins também destacou a participação da população na campanha:

“É fundamental a participação da população nesta campanha porque é só assim que vamos conseguir mudar o país através do exercício livre da democracia, sem a venda de votos, com a participação de todos votando por um Brasil melhor, e essa campanha visa levar um pouco de esperança, principalmente neste em que a população não acredita no poder do voto. É uma campanha que conscientiza e fomenta a participação de todos”, declarou.

Servidores do Ministério Público e da OAB de Corumbá também participaram da panfletagem, e tiveram apoio da Policia Militar.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: Waléria Leite