Foi entregue nesta quinta-feira (18/10), a reforma e ampliação do edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça que leva o nome do Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes, em memória. A homenagem é graças aos relevantes serviços prestados pelo Procurador de Justiça Fadel Tajher ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como à sociedade.

A solenidade foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos e contou com a presença da viúva do Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes, Kaly Terezinha Iunes e familiares, além de Membros, servidores e autoridades.

Conforme deliberação do Colégio de Procuradores de Justiça, em reunião realizada no dia 28 de março de 2018, o edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça foi denominado “Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes”, de acordo com a Lei nº 5.199, de 23 de maio de 2018.

O descerramento da placa inaugural e do memorial foi realizada pelo Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, e pela viúva do Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes, Kalý Terezinha Iunes, e acompanhada pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico, Humberto de Matos Brittes; pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça Administrativo, Helton Fonseca Bernardes; pelo Procurador de Justiça e Corregedor-Geral do Ministério Público, Marcos Antonio Martins Sottoriva e pelo Procurador de Justiça e Corregedor-Geral Substituto, Antonio Siufi Neto, proponente da homenagem.

Em seu discurso, o Corregedor-Geral Substituto, Antonio Siufi Neto, disse que a solenidade é uma justa homenagem a um grande homem, amigo e acima de tudo um guerreiro ministerial: “Doutor Fadel merece nossa gratidão e respeito não somente pelo líder que foi, pela sua inteligência, pela sua capacidade, pela sua cultura, mas também pelo que aportou ao longo de sua vida na política estadual e ao Ministério Público Sul-Mato-Grossense”. Ele destacou todo o trabalho desenvolvido pelo Procurador de Justiça homenageado ao longo de sua trajetória no Ministério Público de Mato Grosso do Sul e disse que durante os seus mandatos, Fadel Tajher Iunes trouxe inúmeros benefícios à Instituição: “sempre foi considerado um homem à frente do seu tempo” e para completar ressaltou a importância do homenageado para todo o MPMS “e doravante seu nome Fadel Tajher Iunes, estará eternamente gravado nas paredes da nossa casa, nas nossas mentes e nos nossos corações”.

O Procurador de Justiça aposentado Carlos Bobadilla Garcia também prestou homenagem ao Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes e parabenizou o Ministério Público brasileiro, Ministério Público Estadual, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, o Colégio de Procurados de Justiça, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e o Governo do Estado. Ele destacou a conduta, profissionalismo e caráter do homenageado e ressaltou: “foi um visionário na advocacia e no Ministério Público brasileiro, na sua vida familiar e social, um extraordinário homem público, um cidadão a frente do seu tempo, diplomata e pacificador”.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos começou o seu discurso cumprimentado o Procurador-Geral do Estado, Adalberto Neves Miranda, que representou o Governador do Estado Reinaldo Azambuja; o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi; o Colégio de Procuradores de Justiça, na pessoa do decano do Colégio, o Procurador de Justiça Sérgio Morelli; servidores e autoridades pela presença. O Procurador-Geral de Justiça fez um cumprimento especial a Procuradora de Justiça Nilza Gomes da Silva e todos os colegas que completam hoje, 30 anos de Ministério Público.

Paulo Cezar dos Passos disse que a homenagem prestada ao Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes, só foi possível graças a concordância de todos os colegas, Procuradores de Justiça “essa não é uma homenagem do Procurador-Geral de Justiça Paulo Passos, ou do Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto que propôs, mas é uma homenagem do Colégio dos Procuradores de Justiça, e só foi possível graças a compreensão da Assembleia Legislativa e a sanção pelo Governador do Estado Reinaldo Azambuja”.

Sobre a homenagem, o Procurador-Geral de Justiça destacou que Fadel Tajher Iunes não é apenas um nome no prédio, mas sim “uma parte essencial, na alma, de cada um de nós, que somos apaixonados pelo Ministério Público. Muito obrigada a senhora Kaly Terezinha Iunes, aos seus filhos, aos seus netos, em nome do Doutor Fadel”.

Em relação à reforma e ampliação da PGJ, o Procurador-Geral de Justiça fez um agradecimento especial à Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS Bianka Karina Barros da Costa por sua extrema competência e dedicação. “Juntamente com a Doutora Bianka eu queria agradecer aos nossos servidores, em especial ao Renato, à Taís e à Beatriz em nome deles todos os demais servidores”. Ele agradeceu também todos os Membros que integram a Administração Superior do MPMS pelo trabalho que veem desenvolvendo com afinco em busca da construção de uma sociedade mais justa.

Muito emocionada, a viúva do Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes, Kaly Terezinha Iunes agradeceu em nome da família a linda homenagem ao Procurador de Justiça Fadel Tajher Iune: “tenho certeza que ele está muito feliz, bendizendo, essa casa que ele sempre amou, agradecido pela beleza da amizade sincera de todos os Membros dessa Instituição, a quem ele tanto se dedicou. Ele sempre me ensinou que a vida é assim, um espelho, tudo que transmite volta para você”.

Após as homenagens, todo os presentes foram convidados a visitarem as novas instalações do Edifício-Sede da Procuradoria-Geral de Justiça Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes.

Reforma e ampliação

A obra de reforma e ampliação do Edifício-Sede da Procuradoria-Geral de Justiça foi executada pela empresa Domape Engenharia Consultiva Ltda, idealizada e fiscalizada pela equipe do Departamento de Engenharia do Ministério Público, chefiado pelo engenheiro civil Renato Boggi Rodrigues, contando, em especial, com o trabalho da arquiteta Thaís da Silva Rodrigues e dos engenheiros civis Carlos Cesar de Araujo Junior e Phelipe Alves de Oliveira, e também com a colaboração e suporte da servidora da Secretaria-Geral Beatriz Almeida Ribeiro.

Iniciada em 15 de maio de 2017, a obra contemplou a reforma de 1.095 m2 e a ampliação de 494,37m2, realizando-se adequações de acessibilidade, prevenção e combate a incêndio e implantação de itens de segurança Institucional.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Assecom MPMS