O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos preside, nesta quinta-feira (18/10), a solenidade de entrega da reforma e ampliação do Edifício-Sede da Procuradoria-Geral de Justiça Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes.

O evento terá início às 16h e contará com a presença da víuva do Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes, Kaly Terezinha Iunes e familiares, além de membros, servidores e autoridades.

Reforma e ampliação

A reforma da área existente totalizou aproximadamente 1.095,00 m² e 494,47 m2 de ampliação compreendendo aos seguintes ambientes: recepção, sala de espera, sala da assessoria militar, protocolo-geral, sanitários acessíveis (masculino e feminino), foyer, plenário dos Procuradores de Justiça, departamento auxiliar dos órgãos superiores, copas e auditório, elevadores, escada e arquivo. Além disso, o projeto contempla adequação da área externa, a fim de eliminar os desníveis existentes com rampa e escada. 

As novas instalações da Procuradoria-Geral de Justiça priorizaram a acessibilidade e segurança institucional que cumprem as estratégias de gestão e atuação da Administração Superior do MPMS. São áreas com circulações desobstruídas e com manobras, adequadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, telefone público que transmita mensagens de texto (para pessoas surdas), comunicação visual com incorporação do braille e relevo, vaga para estacionamento de veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência e pessoas idosas.

O auditório foi projetado, dentro das possibilidades, para comportar 85 pessoas sentadas com dois espaços para pessoas com cadeira de rodas, dois espaços para pessoas acompanhadas de cão guia, dois assentos para pessoas obesas, dois assentos para pessoa com mobilidade reduzida além disso priorizando os acessos, de modo a suavizar os desníveis entre o palco e a plateia a fim de que o campo de visão fosse minimamente prejudicado. 

Outra premissa, para o desenvolvimento do projeto de reforma e ampliação da PGJ, foi o atendimento quanto à segurança institucional. Assim, foi projetada na recepção uma antessala para detecção de metais, recepção com área para cadastramento e controle de acesso por meio de catracas.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS