Nesta sexta-feira (5/10), servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul pararam por uns instantes para lembrarem do movimento Outubro Rosa – movimento popular conhecido mundialmente que visa estimular a participação da sociedade no controle e combate ao câncer de mama.

As Promotorias de Justiça do Estado e a sede da Procuradoria-Geral de Justiça alteraram a interface dos pontos eletrônicos para a cor e o símbolo que representam a campanha.

Nas redes sociais do MPMS, circula uma campanha para despertar atenção das mulheres para realização do exame precoce de forma a promover a prevenção da doença.

Informações sobre o Câncer de Mama

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2016, foram registrados 57.960 casos de câncer de mama no Brasil.  Ainda, conforme o INCA, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, é o de mama, que responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%.

O que aumenta o risco?

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatros em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são:

Fatores ambientais e comportamentais:

Obesidade e sobrepeso após a menopausa;

Sedentarismo (não fazer exercícios);

Consumo de bebida alcoólica;

Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).   

Sinais e Sintomas

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquido dos mamilos.

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Detecção Precoce

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Texto: Ana Carolina Vasques/ Jornalista-Assecom

*com informações do Instituto Nacional de Câncer

Fotos: Assecom MPMS