Com o objetivo de despertar no eleitor a importância do voto ético, livre e consciente na escolha dos seus representantes, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das Promotoras Eleitorais Karina Ribeiro dos Santos Vedoatto e Lenize Martins Lunardi Pedreira, realizou, nos Municípios de Mundo Novo (MS) e Japorã (MS), ações educativas para divulgar a Campanha “Voto Certo é Voto Limpo”.

A ação conta com a parceria do Conselho da Comunidade de Mundo Novo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, e UEMS (Unidade de Mundo Novo) e servidores do MPMS.

Dentre as atividades realizadas estão entrevistas na rádio Pantanal e rádio Comunitária de Japorã, veiculação de spot explicativo nas rádios de Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas e Tacuru, e panfletagem também nas cidades de Mundo Novo e Japorã. A campanha foi divulgada ainda para os acadêmicos da UEMS.

Segundo a Promotora Eleitoral Karina Ribeiro dos Santos Vedoatto, a campanha serve para conscientizar o eleitor sobre a importância de analisar os candidatos antes de votar e também informar ao cidadão que a venda ou troca do voto é crime. "Precisamos escolher nossos candidatos pelos seus programas de governo, analisando seus feitos anteriores, sua ficha, entre outras propostas que pretendam colocar em prática. A venda ou a troca do voto, além de ser crime, coloca em risco o nosso próprio futuro nos próximos quatro anos, pois, o candidato que compra votos já deixa bem claro a sua falta de honestidade. Precisamos nos livrar de políticos desonestos”, ressaltou.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS