"Em alusão ao Dia do Servidor, comemorado oficialmente no próximo domingo (28/10), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul deu início, na manhã desta sexta-feira (26/10), às homenagens aos servidores da Instituição.

A mesa solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, e composta pela Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), Jaceguara Dantas da Silva; pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça Administrativo, Helton Fonseca Bernardes; pela Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa; pelo Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MS), Rodolpho Caesar Mangialardo; pelo Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/MS), Vitor dos Santos de Melo Júnior; e pelo Presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (SINSEMP/MS), Vanduir Abadio Barbosa.

Na ocasião, o MPMS, por meio da ESMP-MS, firmou Acordos de Cooperação com o SENAI/MS e com o SENAC/MS, com o objetivo de promover o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a qualificação dos membros, servidores e colaboradores da Instituição. A finalidade é oferecer ações educacionais que visem uma maior e melhor capacitação dos membros e servidores (ativos e aposentados), colaboradores do MPMS e seus respectivos dependentes, nas diversas áreas do conhecimento, conforme a necessidade individual de cada um, e estabelecer as regras e critérios de descontos, que lhes serão oferecidos quando tiverem interesse em custear seu próprio aperfeiçoamento, nos cursos oferecidos em todo o Estado pelo SENAI/MS e pelo SENAC/MS.

A Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS Jaceguara Dantas da Silva agradeceu ao SENAI/MS e SENAC/MS pela realização da parceria que resultou na assinatura dos Termos de Cooperação “que vai possibilitar que possamos realizar cursos profissionalizantes por meio da Escola Superior do MPMS que serão contratados de acordo com a perspectiva da Gestão Estratégica atendendo as diretrizes traçadas pela Administração Superior”.

Sobre a programação do Dia do Servidor, a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do MPMS agradeceu ao Conselho Administrativo-Consultivo da ESMP-MS composto pelo Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa, e pelos Promotores de Justiça Antonio André David Medeiros, Paulo César Zeni, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa e George Zarour Cezar, “que pensaram nas atividades com muito carinho para os servidores”.

Em sua fala, a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS Jaceguara Dantas da Silva enfatizou ainda a Campanha “Compartilhe o Natal 2018” que está em sua 4ª edição e este ano se estende para todo o Estado. “Contamos com o apoio de todos vocês”, ressaltou.

O Presidente do Sindicato dos Servidores do MPMS, Vanduir Abadio Barbosa, parabenizou a Administração Superior, pela beleza, conforto e assessibilidade que a reforma proporcionou a todos. Vanduir Barbosa dirigiu-se aos servidores, parabenizando cada um e lembrando "a importante colaboração de cada servidor, a eficiência, pontualidade, presteza, responsabilidade, e porque não dizer amor". Lembrou que está há 21 anos no Ministério Público, e viu de perto o crescimento da Instituição. O Presidente do SINSEMP encerrou a fala dizendo "que o Sindicato é feito por todos os servidores".

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos parabenizou todos os servidores e parabenizou também a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS Jaceguara Dantas da Silva e ao SENAI/MS e SENAC/MS pela parceria que possibilita agregar maior conhecimento a todos os membros e servidores. “E com maior conhecimento, nós acabamos por cumprir os ditames da Constituição que é termos eficiência, porque não é favor algum nós termos eficiência e competência, é uma determinação da Constituição Federal”.

Para o Procurador-Geral de Justiça, essa homenagem é um momento de reconhecimento do valor que os servidores têm para o MPMS e para a sociedade. “Nós Membros e servidores temos que ter orgulho de pertencer ao Ministério Público que busca gradativamente alcançar um patamar melhor de cidadania, e para alcançar esse patamar é graças à dedicação de todos vocês no dia a dia. Mais do que parabenizá-los, gostaria de agradecê-los, meu muito obrigado”, finalizou.

O Procurador-Geral de Justiça fez a entrega de uma placa à senhora Jerônima Alcântara de Mattos Silva, servidora mais antiga da Instituição que agradeceu ao MPMS pelo reconhecimento. “Quero agradecer ao Ministério Público Estadual que sempre me acolheu com os braços abertos”,

Programação

Dando início às atividades voltadas ao Dia do Servidor, a nutricionista do Serviço Social do Comércio (SESC), Tatiane Hemerich Passarini, realizou palestra sobre “Alimentação saudável com enfoque no aproveitamento de alimentos”.

Os colaboradores do SENAI, SENAC, SESC, SICREDI, SINSEMP estão com estandes no saguão principal da Procuradoria-Geral de Justiça a fim de tirar dúvidas e realizando inscrições para os cursos oferecidos, e, ainda, a CASSEMS oferece aferição de pressão, glicemia capilar, peso, altura, entre outros.

À tarde, a programação contou com a apresentação do grupo de Teatro Imaginário Maracangalha e ginástica laboral.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Assecom MPMS