O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio das Promotoras de Justiça Rosana Suemi Fuzita Irikura e Daniela Araujo Lima da Silva, titulares da 3ª e 5ª Promotoria de Justiça, respectivamente, divulgaram nesta quarta-feira (3/10), em Três Lagoas, a campanha educativa “Vote Certo é Voto Limpo”.

Durante a campanha, as Promotoras de Justiça Eleitorais e servidores do Ministério Público Estadual foram às ruas da cidade entregar panfletos, adesivos e conversar com os eleitores sobre a importância de combater a corrupção e votar consciente.

A campanha “Vote Certo é Voto Limpo” tem como principal objetivo conscientizar a população da importância do voto ético, livre e consciente na escolha dos seus representantes.

Na manhã desta última terça-feira (2/10), as Promotoras de Justiça ministram um curso de capacitação para aproximadamente 100 policiais militares do 2º Batalhão da PM de Três Lagoas, que irão atuar nas eleições com fiscalização. Na ocasião, elas destacaram sobre importância do combate aos crimes eleitorais e condutas vedadas.

De acordo com a Promotora de Justiça Rosana Suemi Fuzita Irikura a campanha é essencial para conscientizar os eleitores de que o exercício do voto ético e “limpo” é a contribuição deles para a melhoria do futuro do Estado e o País e, por isso, não pode ser trocado por pequenas vantagens pessoais.

A Promotora de Justiça Daniela Araújo Lima da Silva também destaca que a campanha "Voto Certo é Voto Limpo" adquire especial relevo em função do atual contexto no qual o Brasil se encontra, de crise sócio-econômica e política, à medida que tal situação pode gerar no eleitor um sentimento de desânimo de exercer o direito de eleger seus representantes. Nesse passo, a campanha chama a atenção do eleitor para a importância do voto, alertando-o de que, com o seu voto, participa diretamente da democracia contribuindo para a transformação de sua realidade social. E mais, que esse voto deve ser livre e consciente, sem interferências externas, em especial criminosa, como o voto decorrente da corrupção eleitoral, e antecedido de pesquisas sobre os candidatos e suas ideias/programas, visando ao bem coletivo. Sem falar, também, que essa campanha aproxima os órgãos participantes, em especial o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral da sociedade, propiciando, até mesmo, denúncias em relação a eventuais irregularidades eleitorais.

Miranda

Já a Promotora de Justiça Talita Zoccolaro Papa Muritiba, divulgou a campanha "Voto Certo é Voto Limpo", nas ruas de Miranda.

A campanha também contou com a participação dos servidores da Promotoria de Justiça da 15ª Zona Eleitoral, servidores do Cartório Eleitoral e do Juiz da 15ª Zona Eleitoral, além do importante apoio da Polícia Militar.

Na ocasião, foram realizadas adesivagem e panfletagem na Praça Agenor Carrilho, na qual teve uma grande aceitação da população com relação à campanha e um forte apoio às instituições da justiça eleitoral.

A campanha “Vote Certo é Voto Limpo” é uma realização do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro Operacional das Promotorias de Justiça Eleitorais em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) e Ministério Público Federal (MPF). A Campanha, por meio de ação educativa está sendo divulgada em todo o Estado.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS