A Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público de MS (ESMP-MS) Jaceguara Dantas da Silva representou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul na solenidade de posse dos Desembargadores Emerson Cafure e Dileta Terezinha Souza Thomaz como membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Os magistrados ocupam as vagas provenientes das aposentadorias da Desa. Maria Isabel de Matos Rocha e do Des. Francisco Gerardo de Sousa.

A solenidade aconteceu no Palácio da Justiça Des. Leão Neto do Carmo e contou ainda com a presença dos Procuradores de Justiça Antonio Siufi Neto, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Eleitorais; Belmires Soles Ribeiro, Coordenador das Procuradorias de Justiça de Recursos Especializados – Área Cível; Esther Sousa de Oliveira; e Alexandre Lima Raslan.

Ao declarar aberta a solenidade, o Presidente do TJMS, Des. Divoncir Schreiner Maran, enfatizou que o Judiciário Sul-mato-grossense cumpre a missão de contribuir com o efetivo fortalecimento do estado democrático de direito. “Empenhamo-nos em alcançar um ideal de justiça rápida, que garanta o direito do cidadão por meio de uma prestação jurisdicional efetiva e célere. Isso só é possível por meio das pessoas que compõem esta Corte, tornando-a forte e eficiente. Galgar esse posto na carreira é coroar de reconhecimento toda uma vida, com mostra de estima, respeito e consideração. Desejo aos empossandos as boas-vindas”, disse.

A Desa. Tânia Garcia de Freitas Borges, em nome do Tribunal de Justiça, recepcionou os novos integrantes do Tribunal Pleno e, em seu discurso, ressaltou as qualidades de cada um, garantindo estar honrada com a oportunidade de saudar os novos Desembargadores. “Felicidade de todos nós por termos pessoas da competência e estatura de Vossas Excelências compondo este Tribunal”.

Em seu discurso, a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS Jaceguara Dantas da Silva saudou os novos Desembargadores e ressaltou que o Tribunal de Justiça ganha e muito com a vinda dos dois novos membros “Magistrados reconhecidos pelo potencial de trabalho, pela competência, pelo grau de humanismo e pela humildade. (…) Suas posses agregarão valor à máxima Corte de Justiça do Estado de MS”.

O Parquet prestou ainda homenagens aos Desembargadores aposentados Maria Isabel de Matos Rocha e Francisco Gerardo de Sousa pelos relevantes serviços prestados e pela singular atuação ao longo da carreira na Magistratura, reconhecidos pelo trato fácil, urbano e respeitoso – qualidades que, segundo a Procuradora de Justiça, estarão presentes nas figuras ilustres dos novos Desembargadores. “Recebam, pois, Desembargadores Dileta Terezinha Souza Thomas e Emerson Cafure, os votos do Ministério Público pelo êxito no cargo que hoje assumem – coroamento de toda a carreira como Magistrados – na certeza de que continuarão a realizar um trabalho de excelência em prol da sociedade sul-mato-grossense. Que Deus os ilumine”.

Em um discurso, que emocionou os presentes, o Des. Emerson Cafure citou Aristóteles, falou sobre a infância passada em Porto Murtinho, da luta na Capital para estudar e de como a graduação honrou o apoio recebido dos pais. Ele lembrou as aprovações em concurso da Polícia Civil, no primeiro concurso para técnico judiciário do TJMS, no primeiro concurso público para Defensor Público e finalmente para a magistratura, em 1988. “Esses anos foram de muitas transformações, mas reservo aqui generoso espaço para agradecer a Deus por tudo e, principalmente, por ter me abençoado com a graça de ter, desde 1979, Ana Maria Grincevicus Cafure ao meu lado como esposa, completando o estreito espaço que reservo para os grandes orgulhos que tenho na vida. Do nosso amor nasceram Priscila e Ricardo, que andaram por comarcas conosco. Lamento, meus filhos, pelas várias mudanças e pelos dias sacrificados pela minha ausência, em benefício do exercício da função, mas não cabe no peito a alegria que sempre me proporcionam, notadamente pelos netos Júlia, Luiz Eduardo e Davi”.

Cafure confessou-se feliz por alcançar o objetivo que tinha na alma desde os bancos universitários. “Chego a este Tribunal om o espírito aberto e amistoso. (...) Embora a química do tempo tenha transformado minha juventude em maturidade, vim para aprender e somar esforços, visando prestações jurisdicionais adequadas aos casos concretos”.
 
Citando a Bíblia e suplicando a Deus por sua proteção, o Desembargador concluiu: “Assumo o compromisso perante este Tribunal de empenhar-me na manutenção e auxílio por uma Corte de Justiça sempre dinâmica e um povo satisfeito ao ver o término da prestação oferecida pelo Estado-Juiz. Agradeço aos que tiveram o desprendimento de seu tempo para alegrar meu coração com suas presenças. (...). Dedico esse momento à minha família: esposa, filhos, netos, genro, nora e a meus pais pela contribuição essencial na minha formação inicial. Muito obrigado a todos”. 

A Desa. Dileta iniciou seu discurso cumprimentando o colega Emerson Cafure, por dividirem a alegria de assumirem juntos as vagas no TJMS. Agradecida a Deus, ela citou cada um dos familiares que a auxiliaram a vencer as batalhas diárias para alcançar o ápice da carreira. “Ao meu companheiro Eloy, que há pouco mais de um ano partiu desta vida, deixo registrada a minha eterna gratidão, pois ele foi peça fundamental para que o meu caminho chegasse até aqui”.

A Desembargadora mencionou também em seus agradecimentos servidores, Promotores, Defensores Públicos e Advogados que a apoiaram em todas as comarcas nas quais judicou. “Ao completar quase 30 anos de carreira como magistrada, sou tomada de imensa alegria e sinto-me honrada em compor este egrégio Tribunal, especialmente por ser a quinta mulher a ocupar o cargo de desembargadora desde a criação deste Estado. Por conta da emoção e da alegria que me tomam neste momento, talvez minhas palavras não consigam expressar com exatidão o que meu coração exprime”.

Citando Eclesiastes, Dileta afirmou que chegou para ela o tempo de contribuir no TJMS e garantiu que está plenamente consciente da elevada responsabilidade que assume. “Lembro uma frase de Rui Barbosa: Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo. Assim, rogo ao Pai da Vida as bênçãos necessárias a esta nova etapa para que eu possa contribuir com a parcela maior que eu puder do meu esforço para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, mais digna e mais feliz. Muito obrigada”. 

Além de amigos e familiares dos empossandos, prestigiaram a cerimônia Juízes da Capital e do interior, e Magistrados aposentados.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações da Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br

Fotos: Ana Paula Leite