Começou na última segunda-feira (05/11), na Casa da Mulher Brasileira a exposição das Bonecas “Frida” do Projeto Artes da Penha, produzidas por mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto é coordenado pela 72ª Promotoria de Justiça de Campo Grande.

De acordo com a Promotora Luciana do Amaral Rabelo, o Projeto Artes da Penha é uma oportunidade para que mulheres, vítimas de violência doméstica, tenham suporte financeiro e psicológico para que, no futuro, retornem ao mercado de trabalho e não voltem a conviver com os seus agressores.

No Projeto, as mulheres são capacitadas, por meio de oficinas, palestras e aulas, para produzir produtos artesanais que são vendidos com a finalidade de obtenção de renda e aquisição de novos materiais para a produção de artesanatos.

Durante as oficinas, essas mulheres aprendem diversas técnicas como confecção de bonecas de pano, bonecas de biscuit, tapetes, centros de mesa, dentre outros produtos.

Na exposição desta segunda-feira, as Bonecas “Frida” representam a artista Frida Kahlo, pintora mexicana, que foi ícone feminino nas artes. A coordenadora da Casa do Abrigo de Mulheres Vítimas de Violência, Ana Lúcia Pires, destaca que cada produção possui um valor sentimental e uma história por trás.

Agenda

A exposição e venda das bonecas e tapetes serão realizados no Fórum entre os dias 19 a 23 de novembro, na Procuradoria Geral de Justiça no dia 29 de novembro e no MARCO no dia 10 de dezembro.

 

 

Texto e Foto: Raysa Lopes/estagiária de jornalismo – com supervisão de Waléria Leite/Jornalista