Nesta quinta-feira (08/11), dois assuntos institucionais foram destaques na Reunião Ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça. O primeiro foi a apresentação do Plano Geral de Atuação (PGA) para o exercício de 2019 e o segundo foi a votação da Minuta de Resolução que dispõe sobre o Sistema de Eleição Eletrônica do MPMS.

O Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Olavo Monteiro Mascarenhas, ressaltou a importância do planejamento estratégico para a Instituição e explicou que o Plano Geral de Atuação 2019 foi elaborado pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange) sob a Supervisão do Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa e contou com a participação dos Membros dos órgãos da Administração Superior e das áreas de Tecnologia da Informação, Administração, Comunicação e Pessoas.

O Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, fez a apresentação do Plano Geral de Atuação 2019 que se refere aos projetos e iniciativas estratégicas para a área-meio, resultado do desdobramento dos trabalhos nas áreas de Tecnologia da Informação, Administração, Comunicação e Pessoas ocorridos no ano de 2018, inciativa esta que definiu o plano em nível estratégico para cada área, resguardas suas particularidades, e alinhamento com o plano estratégico Institucional.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos destacou que o Ministério Público Estadual passa por um novo patamar na área de Planejamento que é o desdobramento da estratégia institucional. Paulo Passos parabenizou o trabalho realizado pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Olavo Monteiro Mascarenhas, pelo Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, pela equipe da Seplange, e também destacou o trabalho da Promotora de Justiça  Ana Lara Camargo de Castro, Membro Auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) que juntamente com Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), Sebastião Caixeta, que atua no Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público brasileiro.

Na sequência, foi aprovada, por unanimidade, a Minuta de Resolução que dispõe sobre o Sistema de Eleição Eletrônica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul que poderá ser utilizado na eleição do Conselho Superior do MPMS que acontece no dia 07 de dezembro deste ano.

O Secretário da Comissão de Regimentos e Normas do MPMS, Procurador de Justiça Alexandre Lima Raslan, leu o parecer da respectiva Comissão aos Membros. Já o Sistema de Eleição e todo o seu funcionamento foi apresentado pelo Promotor de Justiça Paulo César Zeni com apoio da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação.

Para o Procurador-Geral de Justiça o Sistema de Eleição Eletrônica é um avanço Institucional, extremamente seguro, e que permitirá que o Membro possa, do seu computador, com sua senha e login, fazer a escolha dos seus representantes em todas as eleições do MPMS, permitindo, ainda, maior economia de recursos.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS