A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou, na manhã desta sexta-feira (23/11), o Seminário Segurança Institucional que tem o intuito de promover o desenvolvimento e difusão da cultura de Segurança Institucional junto aos membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

O evento foi  realizado no Auditório Dr. Nereu Aristides Marques na Procuradoria-Geral de Justiça e, na abertura solene, contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos; da Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Jaceguara Dantas da Silva; do Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Lindomar Tiago Rodrigues; do Ouvidor do MPMS,  Silasneton Gonçalves, e do Corregedor-Geral em exercício, Antonio Siufio Neto.

Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça destacou a importância em debater o assunto que marca uma mudança de controle do Ministério Público brasileiro. Paulo Cezar dos Passos parabenizou a Diretoria da Escola Superior do MPMS por produzirem conhecimento para todos os membros e servidores da Instituição.

A primeira palestra, “Gabinete da Segurança Institucional e Segurança Orgânica” foi realizada pela Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa e pelo Promotor de Justiça e Assessor Espacial do PGJ, Ricardo de Melo Alves.

Em seguida, o Corregedor Regional da Superintendência Regional de Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Ricardo Hiroshi Ishida, ministrou a palestra “Inteligência policial e Segurança Institucional: aspectos práticos”, tendo como mediador o Promotor de Justiça, Antonio André David Medeiros.

No final da manhã, os Assessores Militares do MPMS, Coronel PM Marcos Antonio David dos Santos e Capitão PM Jose da Cruz Soares realizaram a palestra “Protocolo de Segurança”.

Na parte da tarde, o Seminário contou com a palestra do Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Marcelo Weitzel Rabello de Souza. Com o tema “Segurança Institucional no CNMP”, a exposição teve como mediador o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Alexandre Magno Benites de Lacerda.

O assessor técnico em redes do MPMS, João Manoel Mazzel Rabelo finalizou o Seminário com o tema “Proteção pessoal na internet: riscos e medidas de segurança”, mediada pelo Promotor de Justiça e Assessor Especial, Paulo César Zeni.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos:  Raysa Lopes e Nathália Rabelo/estagiárias de jornalismo