O Procurador de Justiça Hudson Shiguer Kinashi e os Promotores de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias, Fabrícia Barbosa Lima, Janeli Basso e Nicolau Bacarji Junior participaram, nos dias 15,16 e 17/11, do “XXIII ENAPA - Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção”, realizado em Bonito.

O Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção - ENAPA reúne todos os anos, desde 1996, os membros dos grupos de apoio à adoção do Brasil, juízes, promotores de justiça, psicólogos, assistentes sociais, advogados, pais e filhos por adoção, pessoas voluntárias das ONGs, estudantes e público em geral, para trocar experiências sobre a adoção e fortalecer as ações em seu benefício.

Durante a abertura do evento (15/11), o professor Aly Baddauhy ministrou a palestra sobre o tema: “Não Abandone os Seus Filhos”.

Na sexta-feira (16/11), houve a participação do palestrante Luiz Schettini Filho, que falou sobre o tema: “Adotar é mais que Bonito”. Em seguida, foram ministradas as palestras: “Direitos Humanos Fundamentais de Crianças e Adolescentes” e “Repensando os Papéis da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública no Processo de Adoção”, proferidas pelo Defensor Público, Gustavo Henrique Pinheiro Silva; pelo Procurador de Justiça da Infância e Juventude do MPERJ, Sávio Bittencourt e pelo Juiz de Direito Sérgio Luiz Ribeiro de Souza.

O Professor de Direito Constitucional e de Direito da Criança e do Adolescente Paulo Lépore falou sobre: “As inovações da Lei 13.509/2017 e a sua efetividade”. Já o tema: “Critérios para a Reintegração, Destituição e Adoção: é possível uma tomada de decisão objetiva?” foi ministrado pelo Promotor de Justiça de Minas Gerais, André Tuma e pela psicóloga Leila Dutra Paiva e pela, a palestrante Amanda Purvis que trouxe o tema: “Atendendo às necessidades da criança vítima de traumas por meio de uma abordagem baseada nos vínculos”.

Para finalizar o evento, no sábado (17/11), dois temas foram levantados sobre: “Adoção e Questões Polêmicas” e “Expansão, Impacto e Sustentabilidade dos Grupos de Apoio à Adoção no Brasil” com a Presidente da ANGAAD Sara Vargas e uma Roda de Tereré para abordar o tema: “Adoção e a ciranda da vida: as experiências com filhos adotivos”, com a participação do entrevistador: Diógenes Duarte (AFAGAS) e dos entrevistados: Jussara Tuma, Maria Bárbara Toledo, Halia Pauliv, Paulo e Sueli Santos, Soraya Pereira e Suzana Schettini.

Texto: Elizete Alves/jornalista – Assecom MPMS