O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti, titular da 57ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, instaurou inquérito civil para que as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde implantem um Centro de Atendimento Multidisciplinar no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul para tratamento dos hemofílicos e qualquer outro tipo de distúrbio da coagulação sanguínea. 

Para instaurar o Inquérito Civil, a Promotora de Justiça levou em consideração a informação trazida à reunião do Comitê Estadual do Fórum do Judiciário para saúde, realizada no dia 24 de agosto de 2018, na qual a Associação dos Hemofílicos apontou a necessidade de um tratamento digno e completo para cerca de 150 pessoas que passam por problemas de saúde deste tipo e que residem no Estado de Mato Grosso do Sul.

Foram realizadas diversas reuniões na Promotoria de Justiça com objetivo de definir o local de implantação do Centro, bem como os tratamentos que serão ofertados no local, compreendendo atendimentos ortopédico, fisioterapêutico, hematológico, odontológico, atendimento por educador físico, entre outros.

A intenção do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, com a criação do Centro de Atendimento para tratamento dos hemofílicos e outras complicações relacionadas aos distúrbios de coagulação sanguínea, é atender as necessidades de tratamento dos portadores. A hemofilia é uma doença que não tem cura, porém um centro de referência para o tratamento é de fundamental importância para a qualidade de vida ao paciente.

Texto: Elizete Alves/Jornalista - Assecom MPMS