O Procurador de Justiça Sergio Fernando Harfouche apresentou, nesta quinta-feira (29/11), o ProCeve (Programa de Conciliação para prevenir a Evasão e a Violência Escolar) ao Secretário de Estado da Educação do Estado do Ceará, Rogers Mendes e sua equipe de gestão.

Na reunião, a equipe de gestão apresentou dados da rede municipal e estadual de ensino. A rede municipal de ensino conta com 1.266.672 alunos matriculados. Por sua vez, a rede estadual possui 423.838, totalizando 1.690.510 alunos matriculados em toda a rede.

Idealizador do projeto, o Procurador de Justiça explicou a importância de se implantar o ProCeve para garantir a continuidade desses alunos nas escolas. “O programa atua contra a evasão e violência escolar e age em conjunto com escolas estaduais e municipais, Conselhos Tutelares, Secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social, além da Polícia Civil, estabelecendo direitos e deveres embasados no ECA. Ele destacou ainda que o programa foi criado para fortalecer os papéis dos gestores, diretores, educadores, educandos e seus responsáveis legais, com medidas preventivas, indicando soluções para estimular a permanência dos alunos na escola, combater a violência e promover a busca de oportunidades no futuro. “ No ProCeve, o professor é preservado na sua função de ensinar”, finalizou.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS