A Promotora de Justiça e Coordenadora Federal da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande, Luciana do Amaral Rabelo, prestigiou, nesta quarta-feira (21/11), em Brasília, a entrega do prêmio de Direitos Humanos 2018, na categoria Mulher, no Ministério de Direitos Humanos à Juíza Coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Mato Grosso do Sul, Jacqueline Machado.

Também estiveram na solenidade de entrega da honraria, a Juíza Liliana de Oliveira Monteiro, Tai Loschi, Carla Stephanini e Luciana Rocha, presidente do Fonavid.

O prêmio é um importante instrumento de mobilização da sociedade brasileira para difusão do conteúdo do trabalho feito por organizações e pessoas em prol dos direitos sociais. Esse ano, sua entrega coincide com o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

“É tão bom ver um trabalho reconhecido! Na verdade, são mais de 70 trabalhos, de todas as regiões do Brasil, foram inscritos e na categoria Mulher destacou-se o Mãos EmPENHAdas Contra a Violência”, exclamou a Juíza Jacqueline Machado.

Foram premiadas 15 categorias: promoção e defesa dos direitos humanos; educação em direitos humanos; crianças, adolescentes e jovens; pessoas idosas; mulheres; pessoas com deficiência; igualdade étnica e racial; indígenas e povos tradicionais; diversidade sexual e de gênero (LGBTI); terra e conflitos agrários; moradia e conflitos urbanos; polícia, segurança pública e sistema penitenciário; migrantes e refugiados; liberdade religiosa; outras ações diretamente relacionadas aos direitos humanos de pessoas ou grupos vulneráveis.

O Prêmio Direitos Humanos é uma honraria concedida, desde 1995, pelo Governo Federal a pessoas e organizações cujos trabalhos em prol dos direitos humanos sejam merecedores do reconhecimento e destaque por toda a sociedade.

Texto: TJMS – Editado por Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS