O ano de 2018 está chegando ao fim e com este a certeza de que fazer o bem é um ato que pode e deve ser realizado durante o ano inteiro. Foi em clima de solidariedade e amor que a 4ª edição da Campanha Compartilhe o Natal realizou a cerimônia de entrega simbólica dos presentes arrecadados. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (10/12), no Shopping Campo Grande, e contou com a presença de todos os parceiros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul que ajudaram a levar a magia do Natal para várias crianças com deficiência no Estado.

A campanha, que tem como coordenadores o Procurador de Justiça Francisco Neves Junior, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão e dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência, e a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, Diretora-Geral da Escola Superior do MPMS, irá presentear este ano mais de 8 mil crianças, com e sem deficiência, de 76 instituições de Mato Grosso do Sul, sendo 12 em Campo Grande.

Durante a cerimônia de entrega dos presentes, a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas, agradeceu a todos que participaram da ação e que mostraram mais uma vez que a solidariedade é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa e humana para todos:

“Não posso deixar de agradecer imensamente a todos os parceiros e dizer que é sempre muito bom formarmos uma corrente do bem. Que essa campanha possa continuar representando um não à indiferença, um não ao egoísmo e um sim à esperança, à solidariedade e à empatia. Que nós possamos continuar com essa campanha por muitos e muitos anos. E que possamos ser o bem e ser amor”.

A Procuradora agradeceu ainda o apoio do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Leontino Ferreira de Lima Júnior, que esteve presente em todas as edições da campanha.

O Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Deputado Estadual Junior Mochi, também esteve presente e aproveitou para parabenizar o Ministério Público Estadual pela iniciativa:

“A vida é feita de decisões e atitudes. E esse dia de hoje simboliza isso. Alguém dentro de uma instituição extremamente representativa e com muita credibilidade junto à sociedade que é o Ministério Público teve a decisão de realizar, há quatro anos, o primeiro Compartilhe o Natal e, em função dessa decisão, outras instituições também tomaram a atitude de participar junto. Isso demonstra claramente que cada um de nós tem esse potencial: nós podemos decidir o que nós queremos e nos colocarmos à disposição para construir conjuntamente a melhoria de vida da nossa sociedade e, acima de tudo, das pessoas.”

O Padre Valdeci Marcolino, Diretor-Presidente do Cotolengo Sul-Mato-Grossense, que na ocasião representou todas as entidades beneficiadas, também destacou a importância da campanha:

“Acho que para nós, como entidade, a gente fica mais do que feliz. A gente compreende que o Natal é tempo: tempo de compartilhar, de amar, tempo de mostrar o que cada um de nós têm de melhor, mesmo com todas as dificuldades que todos nós temos. Mesmo com as dificuldades do nosso país, a gente não pode deixar nunca de amar. Nós não vamos deixar nunca de fazer um gesto concreto. E quando a gente entende e vê que um órgão tão importante como o Ministério Público consegue unir tantas pessoas e empresas, isso significa que eles também estão preocupados com outras pessoas. Cada entidade que está aqui com certeza tenta fazer aqui em Mato Grosso do Sul o melhor possível para seus atendidos e só conseguimos isso através das parcerias das pessoas que acreditam nas entidades e na bondade. Estamos muito agradecidos!”

A Liga do Bem, que realiza vários trabalhos sociais, também participou da cerimônia de entrega dos presentes, assim como o Coral da Casa Rural do Sistema Famasul, que fez uma apresentação ao som de músicas natalinas.

O Coral das Crianças do Programa Rede Solidária encerrou a solenidade.

Parceiros

Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul (ADEPOL); Águas Guariroba; Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS); Amapil Táxi Aéreo; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP); Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL); Banco do Brasil; Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (CASSEMS); Comando Militar do Oeste (CMO); Colégio Nossa Senhora Auxiliadora; DJ Rodrigo Knorst; Escola Paulo Freire; Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (FECOMÉRCIO); Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS); Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul (FISCOSUL); Gráfica Pontual; Grupo Feitosa; Instituto Tamo Junto; Jornal “A Crítica”; Liga do Bem; Malibu Bartenders; Ministério Público do Trabalho; Panan Refrigeração; Plaenge; Procuradoria da Fazenda Nacional em Mato Grosso do Sul; Samorano Consultoria Ambiental; Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST); Shopping Campo Grande; Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul (SINDIFISCO); Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (SINSEMP); Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE); TV Morena; União das Câmaras de Vereadores do Estado de Mato Grosso do Sul (UCVMS); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Caixa de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul (UNISAÚDE); Vinicius Coutinho Consultoria e Perícia e Vis a Vis Noivas.

 

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom