Encerrou às 17 horas a eleição para escolha dos nove Conselheiros para composição do Conselho Superior do Ministério Público, biênio 2019/2020.

A votação ocorreu por meio do Sistema de Eleição Eletrônica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, no endereço https://eleicaoeletronica.mpms.mp.br, ou clicando no ícone do “Sistema de Eleição Eletrônica” na aba de aplicativos do sistema SIMP.

Irão compor o quadro do Conselho Superior no biênio 2019-2020 os seguintes Procuradores de Justiça: Antonio Siufi Neto, com 147; Silvio Cesar Maluf, com 144; Francisco Neves Junior, com 138; Jaceguara Dantas da Silva, com 131; Edgar Roberto Lemos de Miranda, com 129; Alexandre Lima Raslan, com 122, Belmires Soles Ribeiro, com 114; Silasneiton Gonçalves, com 113 e João Albino Cardoso Filho com 105 votos.

Ao todo, 200 Membros votaram de um total de 219, sendo registradas 19 abstenções e 4 votos nulos.

A Comissão Eleitoral foi composta pelos Procuradores de Justiça Sérgio Luiz Morelli (Presidente), Hudson Shiguer Kinashi e Olavo Monteiro Mascarenhas, titulares, e Nilza Gomes da Silva, suplente.

Eleição Eletrônica

Foi publicada, no DOMP-MS, no dia 21 de novembro, a Resolução nº 10/2018-CPJ, de 19 de novembro de 2018, que dispõe sobre o Sistema de Eleição Eletrônica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências.

A Minuta de Resolução sobre a votação eletrônica para os Membros do MPMS foi aprovada, por unanimidade, no dia 08 de novembro, na Reunião Ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça. Na oportunidade, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos enfatizou que o Sistema de Eleição Eletrônica é um avanço Institucional, extremamente seguro, e que permitirá que o Membro possa, do seu computador, com sua senha e login, fazer a escolha dos seus representantes em todas as eleições do MPMS, permitindo, ainda, maior economia de recursos.

De acordo com a Resolução, o Sistema de Eleição Eletrônica do MPMS destina-se à realização de eleições uninominais ou plurinominais da Instituição, permitindo que Promotores e Procuradores de Justiça, devidamente habilitados conforme regras previstas na Política de Segurança da Informação, participem remotamente dos processos eleitorais, utilizando computadores conectados em rede para o envio de voto. O Sistema constitui um software livre, com código-fonte e documentação liberados, facilitando o processo de auditoria da implementação.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS