Teve início, na manhã desta terça-feira (04/12), no auditório do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, o Seminário “Mata Atlântica em Pé: fiscalização e recuperação ambiental”. O evento, promovido pelo CNMP, por meio da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) em parceria com o Grupo (de Promotores de Justiça) Mata Atlântica em Pé, é voltado a Membros dos Ministérios Públicos Estaduais e parceiros envolvidos na Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, realizada em setembro deste ano.

O objetivo é fortalecer a atuação articulada dos MPs dos estados, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), polícias ambientais e órgãos públicos ambientais estaduais para a manutenção e recuperação da Mata Atlântica.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul esteve representado pelo Assessor do Núcleo Ambiental vinculado aos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, da Habitação e Urbanismo e do Patrimônio Histórico e Cultural, Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet que fez a apresentação da problemática: “A valoração dos danos ambientais em desmatamentos do bioma Mata Atlântica”.

No evento, o Presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), Luiz Fernando Cabral, ressaltou o desejo de ver sempre o princípio da unidade do MP sendo efetivado para que Promotores de Justiça distantes geograficamente trabalhem juntos em prol de um bioma que não conhece fronteiras. “Não adianta ser o melhor se você está sozinho. Na defesa do meio ambiente, é preciso ter a visão da floresta, e não das árvores isoladamente. Quanto maior a atuação em teia e articulada, mais teremos a comemorar”, disse.

O seminário será concluído com a elaboração do planejamento para 2019 da segunda fase da referida operação.

Texto: CNMP editado por Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Sergio Almeida (Ascom/CNMP)