A Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) inaugurou nessa sexta-feira (25/1) a nova sede administrativa da entidade. O evento de inauguração também contou com a Cerimônia de Outorga da Comenda de Ordem do Mérito, instituída pela Diretoria Executiva da entidade no dia 24 de novembro de 2018.

A Comenda de Ordem do Mérito da ASMMP destina-se a homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços à entidade classista e ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, e que estiveram presentes em todos os momentos decisivos de construção e consolidação institucional do Ministério Público e da legitimação dos direitos, garantias e prerrogativas institucionais de seus membros.

Na ocasião, foram homenageados os associados Procuradores de Justiça aposentados: Harley Cardoso Galvão, Anízio Bispo dos Santos, José Rosa, Adalgisa da Silva Nery e o Promotor de Justiça aposentado Esacheu Cipriano Nascimento. A comenda homenageou ainda os Procuradores de Justiça Sérgio Luiz Morelli, Nilza Gomes da Silva, Gerardo Eriberto de Morais e Paulo Cezar dos Passos, além dos Promotores Humberto Lapa Ferri e Alexandre Magno Benites de Lacerda.

Os condecorados foram presidentes da ASMMP e receberam a homenagem representando suas respectivas Diretorias Executivas e Conselhos Fiscais.

O Presidente da ASMMP Lindomar Tiago Rodrigues saudou os presentes e aproveitou para agradecer todos aqueles que contribuíram para a consolidação de uma entidade de classe forte e representativa. Em seu discurso, o Promotor de Justiça ressaltou a importância da união de todos os associados na construção da Associação:

“Hoje é um dia de festa, um dia de alegria.  Alegria que é dupla, pois temos uma inauguração e temos também um reconhecimento a todos aqueles que trabalharam pela nossa entidade de classe. As pessoas que moldaram o Ministério Público que temos hoje. Em 1978 éramos 16 Membros, e esses homens e mulheres começaram a moldar o que temos hoje. Por isso quando pensamos na inauguração deste prédio, não poderíamos deixar de lembrar que foram essas pessoas que ao longo de 40 anos, representando as diversas gerações e gestões que por aqui passaram construíram essa associação”.

Lindomar Tiago lembrou ainda dos ex-presidentes da Associação que não puderam estar presentes na solenidade, mas que igualmente serão homenageados em uma data futura.

Após a entrega da Comenda de Ordem do Mérito, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, um dos homenageados da solenidade, proferiu um discurso reflexivo sobre a trajetória do Ministério Público em Mato Grosso do Sul, bem como do nascimento da entidade que os representa:

“Tudo parece impossível até que seja feito!”, naquele momento há 40 anos, isso era impossível. Era impossível pensar um Ministério Público e uma associação como a que temos hoje. E é por isso que gostaria de manifestar o meu agradecimento ao colega Harley Galvão, primeiro Presidente de nossa associação. É um momento ímpar, não só por ser de inauguração de uma obra que já se mostra fantástica por si só, uma obra que nos enche de orgulho e que mostra a competência e a agilidade de uma gestão que ora se encerra. Mais do que uma obra, é aqui na associação que vibra a alma de nossa Instituição”, concluiu o Procurador-Geral de Justiça.

A Diretoria Executiva, formada pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Lindomar Tiago Rodrigues; pelo Vice-presidente, Romão Àvila Milhan Junior; pelo 1º Secretário, Juliano Albuquerque; pelo 2º Secretário, Plínio Alessi júnior e pela Tesoureira Elisabete Dias Gaeta da Cunha, presidiu a solenidade de inauguração e homenagens.

A nova sede

O novo edifício começou a ser construído em setembro de 2017, a partir da iniciativa do Presidente Lindomar Tiago Rodrigues, à frente da Diretoria Executiva durante os biênios 2015/2017 e 2017/2019, objetivando o aperfeiçoamento da rotina administrativa da entidade classista. Todos os esforços aplicados na elaboração e concretização do projeto resultaram em uma estrutura ampla e moderna, adequada ao desenvolvimento das atividades e que passa a ser, a partir da inauguração, a identidade física e ponto de encontro de todos aqueles que representam o Ministério Público e que por ele trabalham.

De acordo com o Presidente da ASMMP, Lindomar Tiago Rodrigues, a obra é resultado de uma construção coletiva realizada durante os 40 anos de fundação desta entidade, por todos os seus presidentes, diretores, conselheiros e demais associados, que trabalharam em prol do fortalecimento classista. “Essa edificação é o presente que esta Diretoria deixará à nossa entidade de classe como marco dos seus 40 anos de crescimento, trabalho e luta para a consolidação de uma associação cada vez mais forte e independente, com permanente zelo e atenção à preservação do Promotor e do Procurador de Justiça como guias fundamentais para um Ministério Público cada vez mais preparado para defender os direitos de nossa sociedade”, disse.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: Waléria Leite