O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, o Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em exercício Julizar Barbosa Trindade e muitas outras autoridades estiveram presentes na posse do governador Reinaldo Azambuja e do vice-governador, Murilo Zauith, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), na terça-feira (dia 1º).

Além do Procurador-Geral de Justiça, prestigiaram a solenidade a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS), Jaceguara Dantas da Silva; o Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto, Corregedor-Geral Substituto e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais; o Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, Chefe de Gabinete do PGJ; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Mansour Elias Karmouche; o Defensor Público-Geral do Estado, Luciano Montali; o Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad; além dos parlamentares eleitos e diversas outras autoridades.

Em sua fala, o Presidente da ALMS, Deputado Junior Mochi ressaltou que a solenidade tinha uma importante conotação democrática que simboliza a delegação do poder pelo próprio povo àqueles que venceram nas urnas. “Constitucionalmente, o Poder Legislativo representa o povo. Por isso, quem realmente dá a posse é o povo”. Ele enfatizou ainda que, para simbolizar esse aspecto da democracia, a posse do Chefe do Executivo Estadual deve ser feita, necessariamente, na Casa de Leis. “Este é um princípio democrático. Com essa simbologia, o povo reafirma, através da Assembleia, o anseio de que o Governador, eleito democraticamente nas urnas, para governar por mais quatro anos, contribuirá para a melhoria da vida de todos os sul-mato-grossenses”, acrescentou o parlamentar.

Em seu discurso de posse, o Governador Reinaldo Azambuja, também ressaltou a relevância do ato de posse para a democracia. “Estamos aqui hoje reunidos, neste ato solene, para celebrar a democracia”. Ainda em referência à democracia, o Governador discursou: “As ruas e as urnas falaram e decidiram o nosso caminho para o futuro. É a decisão soberana do nosso povo de continuar o denso processo de mudanças instalado desde o primeiro dia em que chegamos ao Parque dos Poderes”.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações da Agência ALMS

Fotos: Victor Chileno e Wagner Guimarães/ALMS