O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos participou nesta quarta-feira (23/01), da solenidade de posse da Juíza Elizabete Anache no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A magistrada é a sexta mulher a compor a mais alta Corte de Justiça do Poder Judiciário sul-mato-grossense e a primeira a alcançar o cargo pelo critério merecimento.

Em nome do Ministério Público de Mato Grosso do Sul o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos saudou todos os Desembargadores que compõem a mais alta Corte de Justiça e as autoridades presentes. Ele lembrou do Des. Manoel Mendes Carli, ressaltando a excelência da justiça de MS. Lembrou ainda do tempo em que ele e a Desa. Elizabete estudaram juntos e estagiaram em um escritório de advocacia. “Elizabete Anache abraçou a carreira da Magistratura por vocação, pois desejava ser Magistrada e se dedicou com intensidade, como é próprio do seu caráter, para atingir seu objetivo”.

Paulo Passos citou Nelson Mandela para dizer que sonha com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos, lembrou que o Brasil é um país de desigualdade e o foco do Poder judiciário não pode ser outro senão os jurisdicionados. “O Ministério Público de MS tem a absoluta convicção que Vossa Excelência, sexta mulher a integrar o TJMS e a primeira a ser promovida por merecimento – juntamente com os demais Desembargadores que compõem esta Corte, continuará a honrar a justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Seja feliz!”.

Recepcionar a nova Desembargadora, em nome do Tribunal de Justiça, foi responsabilidade do Des. Dorival Renato Pavan. Ele chamou Elizabete Anache de amiga querida, reconhecendo que a posse da magistrada é uma das atividades administrativas mais importantes do TJMS, em especial nessa ocasião, porque ela chegou pelo critério de merecimento, tratando-se de um evento significativo para a Desembargadora empossada, seus familiares, amigos e para o Poder Judiciário de MS.

Com um discurso singelo, que emocionou muitos dos presentes, a Desa. Elizabete Anache contou um pouco de sua história de vida e apontou os compromissos que pretende assumir com o novo cargo, no que ela chamou de uma espécie de carta de intenções.

Ela reverenciou a memória do Des. Manoel Mendes Carli, que faleceu há pouco mais de 60 dias, deixando enorme lacuna na Magistratura sul-mato-grossense. Outro a ser lembrado com carinho foi o Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, de quem Elizabete foi assessora e sempre que a tratou com doçura e generosidade ímpares, despertando nela vocação para a magistratura. 

Antes de encerrar, a Desembargadora destacou as inovações e o crescimento do Poder Judiciário de MS, fez uma breve análise sobre o momento pelo qual atravessa o Poder Judiciário e seus integrantes, quando estes são severamente criticados, e garantiu: o Magistrado não é um simples servidor do povo, é um servidor da lei, que não deve curvar-se a pressões. Ela agradeceu ao Des. Divoncir Schreiner Maran, Presidente do TJMS, pela acolhida; e dedicou o momento aos familiares e a todos que fizeram parte de sua trajetória. 

Primeira Juíza a alcançar a função de Desembargadora pelo critério merecimento, ela endereçou um agradecimento especial às Magistradas do Estado, a quem chamou de verdadeiras fortalezas, íntegras e corajosas, capazes de enfrentar todos os desafios que lhes são postos. 

“A todas elas asseguro que não medirei esforços para honrar a trajetória construída por elas ao passar a integrar esta Corte. Ao concluir, permito-me dizer que tomo posse no cargo de Desembargador com o mesmo espírito que assumi como juíza substituta neste mesmo plenário em 1º de fevereiro de 1994, com o compromisso de continuar a preservar a autoridade da ordem jurídica, coerente com a minha trajetória de vida. E repito: passarei por este caminho somente uma vez, portanto todo o bem que eu puder fazer, devo fazê-lo agora. Não devo adiá-lo nem negligenciá-lo, pois não passarei por este caminho novamente. Muito obrigada".

Prestigiaram a solenidade de posse a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS), Jaceguara Dantas da Silva; os Procuradores de Justiça, Belmires Soles Ribeiro, Alexandre Lima Raslan, e os Promotores de Justiça Humberto Lapa Ferri, Antonio André David Medeiros e Edival Goulart Quirino, além de Juízes da Capital e do interior, Juízes e Desembargadores aposentados, a Procuradora-Geral do Estado, Fabíola Marquetti S. Rahim; o Presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi; o Prefeito Marcos Trad; o Presidente do TRT da 24ª região, Des. Nicanor de Araújo Lima; o Corregedor-Geral do TEC/MS, Ronald Chadid; a segunda Subdefensora-Geral da Defensoria Pública, Angela Rosseti Chamorro, além de outras autoridades civis e militares. 

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações do TJMS

Fotos: Ana Paula Leite