Com a presença do Corregedor Nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira e demais membros da Corregedoria Nacional, tomaram posse nesta quinta-feira (7/2), em sessão solene, os Procuradores de Justiça Antonio Siufi Neto, Silvio Cesar Maluf, Francisco Neves Junior, Jaceguara Dantas da Silva, Edgar Roberto Lemos de Miranda, Alexandre Lima Raslan, Belmires Soles Ribeiro, Silasneiton Gonçalves e João Albino Cardos Filho, eleitos pelos membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul como representantes do Egrégio Conselho Superior do Ministério Público, para o biênio 2019/2020.

Perante o Colégio de Procuradores, os Conselheiros ouviram a leitura do Termo de Posse feito pela Procuradora de Justiça e Secretária ad hoc do Colégio, Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya. Após assinatura do termo e a declaração de posse de todos os Conselheiros, a Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva saudou a todos membros que farão parte do novo biênio do Conselho Superior:

“Trata-se de Membros dotados de grande preparo para o cargo e que hoje assumem a cadeira no Conselho Superior.  A maioria já traz atribuições do último biênio ou de biênios anteriores, são colegas que com suas experiências proporcionarão um desempenho de uma atuação marcada pela sensibilidade adquirida nos casos pretéritos, trazendo ao Conselho a necessária estabilidade”.

Em seguida, o Procurador de Justiça e Corregedor-Geral Substituto do MPMS Antonio Siufi Neto discursou em nome dos Conselheiros empossados e aproveitou para lembrar das vítimas da tragédia humana e ambiental de Brumadinho/MG:

“Com a nossa atuação no Conselho Superior, estaremos colaborando com a atuação dos nossos órgãos de execução, e formando uma opinião republicana entre os operadores do direito, e gestores públicos em geral, nas áreas tão sensíveis e, ao mesmo tempo, tão intimamente ligadas ao cotidiano do cidadão, como é a defesa nas áreas: do patrimônio público, da saúde, do meio ambiente, da educação, da infância e juventude e dos direitos humanos. Enfim, na preservação da segurança jurídica tão reclamada pela sociedade brasileira nos dias atuais”.

Em um discurso de agradecimentos e elogios, o Corregedor Nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira, aproveitou também para parabenizar os Conselheiros empossados e expressar a importância que eles têm para o funcionamento dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Parquet.

“A vocês que tomam posse neste momento, eu quero reiterar como são importantes para nós, pois foram eleitos pela classe, e todos os processos importantes passam pelo Conselho e vocês decidem a vida de pessoas, então não é pouca responsabilidade”.

Finalizando a sessão solene de posse o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos parabenizou todos os Conselheiros e aproveitou para agradecer a presença dos membros da Corregedoria Nacional do Ministério Público que estiverem ao longo dessa semana no Estado de Mato Grosso do Sul realizando os trabalhos de correição:

“Quando soube que receberíamos a Corregedoria Nacional, eu tive absoluta convicção que a correição seria muito boa para nós, e isso se dá pelo o que construímos na gestão do Procurador Humberto Brites e na atual gestão. Seria a oportunidade de mostrar que o Ministério Público de Mato Grosso do Sul é um dos melhores Ministérios Públicos da Federação.

Quanto aos Conselheiros que foram eleitos, o trabalho dos senhores é da maior importância. O Conselho Superior do Ministério Público é o órgão da Instituição por onde passam as questões mais sensíveis e que tocam cada homem e mulher que compõe o MP. Vossas Excelências têm essa missão de mostrar aos nossos colegas e à nossa Instituição que nós prezamos a impessoalidade, a transparência, a eficiência e a objetividade para aquilo que fazemos e naquilo que decidimos. Como chefe da Instituição eu tenho a certeza que os Membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul fizeram a melhor escolha”, finalizou o Procurador-Geral.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: Assecom