O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio dos Promotores de Justiça Luciano Furtado Loubet, do Núcleo Ambiental CAOMA/CAOHURB; e Janeli Basso, da Promotoria de Justiça da Comarca de Sidrolândida (MS) entregou, na segunda-feira (18/02), 30 aparelhos de GPS Portáteis à Polícia Militar Ambiental.

Os GPS foram adquiridos com recursos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no Inquérito Civil nº 07/2013 pela 2ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia.

O Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet explicou que o Ministério Público Estadual faz um trabalho de identificação dos desmatamentos por satélite e uma das principais parceiras é a Polícia Militar Ambiental. Ele ressaltou que o objetivo da entrega dos aparelhos é equipar melhor a PMA e contribuir no trabalho de fiscalização. “Os GPS serão utilizados para medições de áreas desmatadas, de matas ciliares que estão em recuperação e outras atividades da PMA não só na região de Sidrolândia como também em todo o Estado”.

A Promotora de Justiça Janeli Basso também destacou a importância da parceria da Polícia Militar Ambiental e disse que os aparelhos de GPS vão contribuir nos trabalhos de fiscalização e na resolução dos problemas ambientais.

Para o Tenente Emerson do Nascimento, os aparelhos além de auxiliarem na identificação de áreas desmatadas vão ajudar na preservação e conservação do meio ambiente.

A entrega foi acompanhada pelo Subtenente Antonio Douglas Ajala de Souza e pelo Cabo Carlos Roledo Júnior da PMA.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS