Foi lançado, na manhã desta segunda-feira (18/2), às 9 horas, as novas ações desenvolvidas pelo projeto binacional “Motociclista Legal respeita a Lei, nos dois lados da Fronteira”, integrado por diversas autoridades brasileiras e paraguaias ligadas direta e indiretamente à coordenação, educação e fiscalização do trânsito na região. O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenções, em Ponta Porã.

Durante a abertura do evento, o Promotor de Justiça Gabriel Costa Rodrigues Alves apresentou à comunidade e às autoridades locais, o trabalho já desenvolvido, desde o ano de 2015, quando o projeto foi iniciado, bem como as ações pedagógicas, informativas e preventivas que serão desenvolvidas ao longo do ano de 2019.

De acordo com o Promotor de Justiça Gabriel Costa Rodrigues Alves, idealizador do projeto “Motociclista Legal Respeita a Lei nos dois lados da Fronteira”, a região de fronteira - incluindo-se as cidades de Antônio João e Aral Moreira integrantes da comarca - e sua vizinha Pedro Juan Caballero, capital do Departamento de Amambaí, no Paraguai, tem protagonizado diversas ações no sentido de sensibilizar a população acerca da importância em se respeitar a legislação de trânsito para circulação de motociclistas, especialmente com relação ao registro obrigatório do veículo no órgão de trânsito; a utilização de placas de identificação; o condutor estar devidamente habilitado; utilização do capacete; respeito ao limite de apenas duas pessoas por motociclista e a proibição de crianças menores de sete anos serem conduzidas em motociclistas.

Ele ainda ressalta que, durante o ano de 2019, as ações educativas serão ampliadas com a adesão formal ao projeto das Secretarias Municipais de Educação de cada município, a partir do trabalho intersetorial desenvolvido pela Escola Municipal de Trânsito em toda a rede escolar. Além disso, o programa “Jovem Condutor”, subsidiado pelo DETRAN/MS em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Polícia Militar, será ampliado de modo que mais jovens possam frequentar aulas de educação de trânsito, o que lhes garante, além de conhecimento e certificação extracurricular, isenção de diversas taxas perante o DETRAN/MS quando da confecção da primeira autorização para conduzir veículo automotor.

Na ocasião, foram apresentadas ainda as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano com a comunidade em geral, incluindo-se operações de trânsito educativas, bem como o programa de reabilitação de condutores de veículos infratores de trânsito, como adolescentes, desenvolvido pela Escola Municipal de Trânsito.

Também foi apresentado à comunidade, pela 1ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã, um documentário produzido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, retratando a tragédia humana vivenciada por diversas famílias brasileiras e paraguaias na região de fronteira vitimadas por acidentes de trânsito envolvendo o uso irresponsável de motocicletas. Assista abaixo: 

http://https://www.youtube.com/watch?v=rpZZa6pRB6I&feature=youtu.be

Texto: Elizete Alves/jornalista Assecom MPMS- com informações da 1ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã