Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul participaram nesta semana do curso “Information Technology Infrastructure Library – Fundamentos da ITIL V3 2011”, realizado na sede da Escola Superior do MPMS.

O curso, que teve início na segunda-feira (25/3), objetivou instrumentalizar os servidores do MPMS com os conceitos básicos da ITIL V3, de maneira que, ao final do curso, entendam quais os processos e funções que compõem a ITIL e estejam aptos a avaliar a maturidade dos processos já mapeados e trabalhar em sua transformação, bem como mapear e modelar os processos faltantes.

ITIL é um conjunto de boas práticas a se aplicar na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI). O modelo ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de TI, lidando com estruturas de processos e apresentando um conjunto abrangente destes e de procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão em níveis estratégico, tático e operacional.

A capacitação foi conduzida por Luciana Maria de Araújo Freitas, Bacharel em Ciência da Computação, Especialista em Segurança da Informação e ITIL Expert, que exerce a função de Assessora de Governança de TI na Secretaria de Tecnologia de Informação do MPDFT e de Coordenadora do Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação (CPTI) do Fórum Nacional de Gestão do CNMP.

 

Texto e foto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom