Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22/3), a Promotora de Justiça Fernanda Proença de Azambuja ministrou uma série de palestras, durante toda a semana, nas escolas públicas no município de Paraíso das Águas, como mais uma etapa de execução do Projeto Preservágua, que tem por objetivo monitorar as nascentes da região e promover a sua preservação.

Na ocasião, além de apresentar o projeto ambiental, a Promotora de Justiça explicou sobre a importância da água e a necessidade de preservar e recuperar as nascentes. Ao final, foram divulgados os cursos hídricos existentes na região, bem como foram transmitidas as noções de cidadania e falamos sobre o papel do Ministério Público.

A palestra foi realizada nos dias 19, 20 e 21 de março e, aproximadamente 450 alunos, do ensino fundamental e médio, da Escola Estadual Kendi Nakai e da Escola Municipal Lizete Alpe, estiveram presentes. Na próxima etapa, as palestras ocorrerão nas escolas rurais do município.

De acordo com a Promotora de Justiça, já foram vistoriadas 100 nascentes no âmbito do projeto, sendo que apenas 6 necessitam de intervenção do Ministério Público Estadual. “Números baixos assim demonstram a conscientização ambiental dos proprietários rurais locais, os quais, cientes de sua responsabilidade com a preservação do meio ambiente, estão adotando as medidas ambientais necessárias para protegê-lo para as presentes e futuras gerações”, ressalta.

Ministrou palestra, na tarde desta última segunda-feira (22/11), para 124 alunos da rede pública de ensino, do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. 723 alunos prestigiaram a conferência.

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre esta substância de extrema e absoluta importância para a existência da vida.

Texto: Elizete Alves/Jornalista- Assecom