O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos prestigiou, na última sexta-feira (08/03), a posse de Aylton Flávio Vechi no cargo de Procurador-Geral de Justiça de Goiás. A solenidade aconteceu no Auditório do Edifício-Sede do Ministério Público do Estado de Goiás.

Ayton Vechi foi o terceiro mais votado na lista tríplice formada pelos membros do Ministério Público em 8 de fevereiro e chefiará o órgão no Biênio 2019/20121.

O novo PGJ ingressou no Ministério Público de Goiás (MP-GO) em 1990. Ele foi Promotor de Justiça em Alvorada do Norte, Rialma, Itapaci, Rio Verde, Itumbiara e Goiânia. É Procurador de Justiça desde 1998.

Em seu discurso, Vechi ressaltou a honra de assumir o cargo, com o compromisso de trabalhar com foco na atuação da atividade-fim da instituição. “Assumo o cargo com o compromisso de honrar o valoroso trabalho dos Promotores e Procuradores de Justiça que diuturnamente colocam suas vidas a serviço da sociedade, construindo, assim, a grandeza e credibilidade do Ministério Público goiano”, destacou.

Ele acrescentou que ser Procurador-Geral de Justiça “é representar dignamente aqueles que, com seu trabalho, constroem o Ministério Público”. Conforme ponderou, é necessário direcionar a força da administração para aqueles que fazem o MP, por meio de uma maior presença da instituição no meio social, com a proposta de um novo direcionamento institucional. “A bússola desta casa estará voltada para a atividade-fim, com uma estrutura administrativa mais enxuta, racional e dinâmica”, reiterou.

No âmbito desta proposta, ele apontou que atenção especial será dada às áreas de investigação, inteligência, segurança institucional e controle externo da atividade, convergindo para o reforço do combate à criminalidade organizada e à corrupção. Uma remodelação dos centros de apoio também deverá ser concretizada, para garantir efetivo apoio à atividade-fim.

O Procurador-Geral destacou ainda a importância do apoio mútuo que deve acontecer na relação entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em prol do cidadão. Falando diretamente aos chefes destes poderes e também dos tribunais de contas, ele reiterou a relevância da cooperação entre os órgãos e instituições que detêm a responsabilidade pela justiça social.

Os agradecimentos também marcaram o discurso de Aylton Vechi, que fez questão de reconhecer a contribuição e o apoio de diversas pessoas, como os servidores, apoiadores, equipe assessora, e, em especial, a família.

Marcaram presença ainda, na solenidade, Procuradores-Gerais de Justiça de vários Estados; membros do Conselho Nacional do MP; Presidentes de Associações de Membros do MP; deputados federais e estaduais; secretários de Estado; Promotores e Procuradores de Justiça de Goiás e de outros Estados; magistrados da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho; Procuradores da República e do Trabalho; advogados; servidores do MP; familiares e amigos do Procurador-Geral.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informação do MPGO

Fotos: MPGO