Com o anfiteatro lotado, foi realizado nesta última quarta-feira (27/03), a Mesa-Redonda: “Assédio não é sedução, é falta de educação - eu respeito!”. O evento foi realizado no anfiteatro Professor Salomão Baruki, na Universidade federal de Mato Grosso do Sul. A atividade integrou as ações da campanha institucional “Eu respeito” realizada pela UFMS no mês de março.

Na ocasião, o Promotor de Justiça Marcos Martins de Brito, titular da 6ª Promotoria de Corumbá ministrou palestra sobre o tema: “Atuação do Sistema de justiça no enfrentamento da violência doméstica”, no qual apresentou os números da violência doméstica contra a mulher na Comarca, as incidências de crimes mais comuns, as formas e os ciclos da violência e a atuação do Ministério Público. 

Em seguida, a Assessora Executiva da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Jane Cantu, abordou o tema: “As políticas Públicas para as Mulheres Desenvolvidas pelo Município de Corumbá, bem como “O Trabalho da Rede de Proteção de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Município”.

A Professora e doutora Cláudia Araújo, que abordou as questões de gênero inerentes à violência contra a mulher, destacando o papel e a importância de projetos, como o "Paralelas: rompendo fronteiras", desenvolvido pelo Ministério de Público de MS, na comarca de Corumbá.

A Mesa-Redonda teve como mediadora a professora doutora Rosangela Villa da Silva.

O apoio na divulgação do evento de ontem à noite no anfiteatro foi crucial para comprovarmos como a população está interessada nas questões que envolvem a mulher, políticas públicas, feminicídio, ações de prevenção e de enfrentamento ao crime contra a mulher.

No total, foram feitas mais de 700 inscrições excedendo a capacidade do anfiteatro.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom