O Promotor de Justiça da comarca de Sonora (MS) Adriano Barrozo da Silva proferiu palestra, no último sábado (16/03), na Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra, sobre a importância dos pais e da escola na formação da cidadania das crianças e adolescentes, bem como os conceitos de bullying e cyberbullying, as formas de diagnosticá-los, preveni-los e reprimi-los.

Durante a palestra, o Promotor de Justiça reforçou a necessidade dos pais acompanharem de perto o processo de educação dos filhos e apontou as obrigações a eles inerentes e que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é um instrumento que serve como diretriz para pais e escola.

Na ocasião, Adriano Barrozo da Silva também falou sobre a importância de uma fiscalização conjunta pelos pais e educadores a respeito de qualquer mudança de comportamento do aluno, como, por exemplo, de maneira repentina não querer mais ir para a escola, mostrar-se agressivo, retraído, revoltado, e isso pode indicar que o mesmo está sendo vítima de bullying. Também disse que é necessário que as crianças e adolescentes cresçam aprendendo valores éticos e de convívio em sociedade, para que possam respeitar as diferenças do próximo, evitando que se transformem em potenciais causadores de bullying e que, nesta interação entre família e escola, sejam diagnosticadas também as eventuais influências prejudiciais de terceiros, amigos, por exemplo.

No tocante ao cyberbullying, o Promotor de Justiça ressaltou a necessidade de fiscalização acerca daquilo que as crianças e adolescentes estão acessando na internet e redes sociais, trazendo, dentre outros assuntos, conceitos sobre darkweb e sites que fomentam o terrorismo doméstico.

Para encerrar, Adriano Barrozo da Silva citou o ataque que ocorreu na escola em Suzano (SP), e disse que qualquer sinal de incentivo a atitude similar na escola deve ser prontamente comunicado às autoridades competentes e que a prevenção é a melhor forma de atuação. “ Os pais devem se aproximar dos filhos e se atentarem para aquilo que estão pensando, sentindo e divulgando”, aconselhou.

Texto e fotos: Promotoria de Justiça – editado por Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS