Foram prorrogadas, até as 18 horas do dia 10 de abril, as inscrições para o processo seletivo que selecionará interessadas em participar da "3ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça dos Ministérios Públicos Estaduais da Região Centro-Oeste e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios”. O evento acontece nos dias 26 e 27 de abril, em Goiânia/GO, e tem o objetivo de trocar boas práticas e experiências referentes a representatividade feminina no Ministério Público. 

O encontro é organizado pela Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva (SDH/CNMP) e da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), em parceria com as Procuradorias-Gerais de Justiça dos Estados da Região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), com a Procuradoria-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios e com a Delegação da União Europeia no Brasil – EU.

Esta será a terceira de cinco conferências regionais que ocorrerão no primeiro semestre de 2019, com o objetivo de proporcionar uma visão mais clara da realidade das procuradoras e promotoras nas suas respectivas regiões. A primeira conferência, realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro, reuniu promotoras e promotoras de Justiça dos Ministérios Públicos Estaduais da Região Norte. Na ocasião, foram aprovadas 26 propostas que visam à promoção da equidade de gênero na instituição. A segunda conferência é realizada nos dias 29 e 30 e março, em Salvador/BA.

O objetivo do processo seletivo é escolher 100 promotoras ou procuradoras de Justiça lotadas nos MPs da Região Centro Oeste e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), cujas vagas serão distribuídas entre as unidades ministeriais dos três estados e do Distrito Federal. Para se inscrever, as interessadas devem acessar o site da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) ( http://escola.mpu.mp.br/) e procurar pela opção “inscrição e resultados”. Caso haja mais pedidos de participação do que vagas, a seleção será realizada por ordem cronológica de apresentação da inscrição.

A relação das candidatas selecionadas será divulgada a partir das 18 horas do dia 4 de abril, nos sites da ESMPU e do CNMP.

O prazo para confirmação da participação por meio do sistema de seleção da ESMPU começa no dia 4 de abril e vai até as 14 horas do dia 8 de abril.

Informações ou esclarecimentos em relação ao sistema de inscrição da ESMPU poderão ser encaminhados ao endereço eletrônico: inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ver o Edital CNMP-PRESI nº 6/2019, que dispõe sobre a seleção das interessadas em participar do evento.

A conferência

Na conferência, serão colhidas as manifestações das promotoras e procuradoras de Justiça sobre o fluxo e os obstáculos para ingresso, lotação, permanência, capacitação e movimentação na carreira, refletindo sobre problemas, soluções e boas práticas.

Os debates ocorrerão de forma simultânea em seis oficinas, de acordo com eixos temáticos já definidos, sob a mediação de duas relatoras e uma coordenadora para cada eixo. O projeto pedagógico inclui material de apoio e textos sobre igualdade e equidade de gênero, que serão previamente debatidos com a coordenadoria pedagógica e com as coordenadoras e relatorias das oficinas. As conclusões serão analisadas na plenária final.

As atividades serão realizadas em hotel, para viabilizar a participação daquelas que precisarem levar filhos, parentes ou cuidadores de crianças. O objetivo é que as participantes não precisem se deslocar caso necessitem oferecer suporte à família, como em um momento de amamentação.

Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do endereço eletrônico conferenciasmulheres@cnmp.mp.br

Serviço

Evento: 3ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça dos Ministérios Públicos Estaduais da Região Centro-Oeste e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Local: Hotel Mercure, localizado na Av. República do Líbano, 1613 - St. Oeste, Goiânia - GO, CEP 74125-125.

Inscrições: http://escola.mpu.mp.br/integra/inscricoesAbertas

Data: 26 e 27 de abril