Começou, nesta terça-feira, 2 de abril, a 1ª Reunião Ordinária de 2019 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG/MP). O evento que prossegue até esta quarta-feira, dia 3, na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília-DF, foi aberto pelo presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), Conselheiro Sebastião Caixeta e conta com a presença de membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

O FNG/MP tem por objetivo promover o debate, o estudo, a análise, a discussão, a harmonização, a articulação e a implementação das melhores práticas de gestão para o suporte às atividades-fim do Ministério Público brasileiro.

Participam do Fórum Nacional de Gestão, a Promotora de Justiça e Membro Auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), Ana Lara Camargo de Castro; o Promotor de Justiça e Assessor Especial, Ricardo de Melo Alves, representando a Administração Superior do MPMS; e os servidores Nádia de Moura Mattos, Analista; Elisa Mari Kihara Zaha, Diretora da Secretaria de Finanças; Fabiano Alves Davy, Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas; Myrian Raquel Rodrigues da Silva , Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação; Natascha Junko Sakamoto Costa, Chefe do Departamento de Auditoria Interna; Valdemilson Masayoshi Thaada, Diretor da Secretaria de Planejamaento e Gestão; e as Assessoras do Procurador-Geral de Justiça, Cynthia Maria Souza da Silveira e Waleria Leite, da Assessoria de Comunicação.

Sebastião Caixeta destacou que, nesta primeira reunião do ano, o FNG/MP recebeu 240 inscrições de membros e servidores do Ministério Público brasileiro, sendo 107 mulheres (44%) e 133 homens (56%). “Isso é muito significativo, pois a busca da representação proporcional de gêneros é uma das metas do CNMP”, disse.

O Conselheiro também ressaltou como o FNG/MP foi fundamental no processo de elaboração do novo Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP) para o decênio 2020-2029, que foi aprovado pelo Plenário do CNMP, em sessão ordinária, no dia 26 de março deste ano. “Meus agradecimentos aos diversos comitês deste Fórum. Os próximos passos serão a divulgação e a adesão pelas unidades e ramos ministeriais ao PEN-MP”, falou Sebastião Caixeta.

Após a abertura, o Procurador do Trabalho e Coordenador-Geral do FNG/MP, Carlos Eduardo de Andrade, conduziu a Plenária de nivelamento dos comitês.

As atividades prosseguem durante toda a tarde com a reunião dos Representantes da Administração Superior (RAS) e dos comitês de Comunicação, Gestão Administrativa, Gestão Estratégica, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação. Na quarta-feira, pela manhã, as reuniões temáticas continuam e, à tarde, serão apresentados os trabalhos e as deliberações finais.

Clique aqui para ver a programação do FNG/MP.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS com informações e fotos do CNMP