Representando o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, o Promotor de Justiça Luciano Anechini Lara Leite, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas, participou, nos dias 18 e 19 de abril, do seminário de Altos Estudos “Colaboração Premiada e Práticas Anti-corrupção: estratégias judiciais em persecução penal”, nos Estados Unidos. Apenas dez promotores de Justiça de todo o Brasil participaram do evento.

Dirigido a membros do Ministério Público brasileiro, o seminário foi realizado na Harvard Kennedy School e na Harvard Law School, Cambridge/MA (Região Metropolitana de Boston/MA/EUA).

Com apoio da Harvard Kennedy School Mediation Caucus e da Harvard Kennedy School Anti-corruption, o evento pretende avançar e promover um debate qualificado sobre o Direito e a realidade brasileira, em diálogo com professores de Harvard e das mais prestigiadas instituições dos Estados Unidos da América.

A atividade teve a coordenação científica de André Gomma de Azevedo (TJBA), Cássius Guimarães, Chai (MPMA), Leonardo Augusto de Andrade Cézar dos Santos (MPES), João Paulo Santos Schoucair (MPBA) e Alexandre de Castro Coura (MPES).

A CONAMP e associações do Ministério Público da Bahia (Ampeb), Espírito Santo (AESMP) e Maranhão (Ampem) também apoiaram a realização do evento juntamente com o Grupo de Pesquisa Cultura, Direito e Sociedade DGP/CNPQ/UFMA e com o Grupo de Pesquisa de Hermenêutica Jurídica e Jurisdição Constitucional (FDV).

Texto editado por Elizete Alves/ Jornalista - MPMS