O dia 4 de abril é marco para a vida dos Promotores de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, Cristiane Barreto Nogueira Riskallah, Emy Louise Souza de Almeida Albertini, Luiz Eduardo Lemos de Almeida, Silvio Amaral Nogueira de Lima, José Antonio Alencar e Plínio Alessi Junior.

Neste dia, há 22 anos todos tomavam posse no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul após terem sido aprovados no XIV Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na carreira.

Muitas lembranças, dificuldades, vitórias e aprendizado norteiam as lembranças dos Promotores de Justiça que, à época, não diferente do que almejam hoje, queriam contribuir por uma sociedade melhor e mais justa.

A Promotora de Justiça e Assessora Especial Ana Lara Camargo de Castro disse que escolheu a carreira muito cedo, ainda na faculdade, inspirada pelos ventos democráticos trazidos pela Constituição Federal de 1988. “Talvez os Promotores mais jovens não tenham ideia, mas como era extraordinário naquele tempo fazer parte de uma Instituição que, pela força da nova Constituição, seria a voz da sociedade”, ressalta.

O Promotor de Justiça Sílvio Amaral Nogueira de Lima se recorda das dificuldades que enfrentou ao ingressar na Instituição. “Quando do ingresso na Instituição não havia estagiários, assessores ou técnicos. Também não existiam sedes próprias. As acomodações eram realizadas nas pequenas salas cedidas pelo Poder Judiciário, cujos prédios, que, por sua vez, via de regra, pertenciam ao município. As despesas com materiais de consumo eram realizadas pelos Promotores, para limpeza do gabinete, inclusive com pagamento de diarista, quando os gabinetes não eram localizados no interior dos Fóruns”, explicou. Sobre o que mudou no Ministério Público Estadual ao longo destes 20 anos, o Promotor disse que é evidente o crescimento da Instituição neste período. “Basta verificar a estrutura atual das Promotorias de Justiça, principalmente do interior do Estado”, enfatizou.

As dificuldades encontradas ao assumir a comarca de Deodápolis (MS) também marcaram as lembranças do Promotor de Justiça José Antonio Alencar. “Lembro que quando cheguei na minha primeira Comarca, Deodápolis, precisei equipar minha sala de trabalho com divisória, mesas, computador, tudo por minha conta. Em Costa Rica (MS), minha segunda Comarca, trabalhei durante toda a minha passagem por lá sozinho. Ficava na fila dos Correios para enviar correspondência à Procuradoria-Geral de Justiça”, recorda. Para o Promotor de Justiça, o ingresso no MPMS mudou a sua vida e da sua família em todos os aspectos. “Sou muito grato a Deus por ter me dado a oportunidade de passar no concurso e ser membro do MPMS. Sou muito feliz com o trabalho que tenho”, comemorou.

Atualmente, a Promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro é Assessora Especial do PGJ e Membro Auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP).

Já a Promotora Cristiane Barreto Nogueira Riskallah é Titular 44ª Promotoria de Justiça de Campo Grande. Os Promotores  Emy Louise Souza de Almeida Albertini, Luiz Eduardo Lemos de Almeida, Silvio Amaral Nogueira de Lima e Plinio Alessi Junior atuam em Campo Grande nas Promotorias de Justiça 9ª, 43ª, 61ª e 5ª, respectivamente. Enquanto que o Promotor José Antonio Alencar é titular da 1ª  Promotoria de Justiça de Dourados.

 

 

Texto: Ana Carolina VAsques/Jornalista-Assecom MPMS

Foto: Memorial MPMS