A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), em parceria com a Corregedoria-Geral do MPMS e Procuradoria-Geral de Justiça, deu início, nesta última quinta-feira (25/4), ao “workshop” Qualidade de vida no trabalho: problemas e desafios. O curso, voltado para membros e servidores do Ministério Público Estadual, tem como principal objetivo promover a saúde física e mental no ambiente de trabalho.

Durante a solenidade de abertura, a mesa foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, pela Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva, pelo Procurador de Justiça e Corregedor-Geral do MPMS, Marcos Antonio Martins Sottoriva, e pelo Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense do Ministério Público (ASMMP), Romão Avila Milhan Junior.

A Diretora-Geral da Escola Superior destacou que o tema do “workshop” é importante para que “todos nós possamos refletir mais e parar um pouco as nossas atividades profissionais e dar um olhar diferenciado para nossa saúde física, mental e espiritual, além de questionarmos: o que pode ser feito para melhorar tudo isso? Por isso, a Escola cumpre um papel muito importante também no sentido de estimular as pessoas, instigar para essa reflexão”.

O Procurador-Geral de Justiça acrescentou: “o mundo mudou, nós mudamos, vivemos em uma sociedade diferente, em que as expectativas recaem sobre nós enquanto seres humanos, enquanto profissionais, e são ações diversas daquelas que tínhamos no passado, o que acarreta um impacto muito grande na nossa vida profissional, pessoal, no relacionamento que temos com aquelas pessoas que amamos, com quem trabalhamos e com aqueles que dependem da nossa atividade. Por isso a importância de saber como olhar e trabalhar isso, na nossa dimensão humana, com as imperfeições que temos, já que somos humanos, somos imperfeitos”.

O Corregedor-Geral do MPMS abordou a importância da inteligência emocional, que se completa com o conhecimento técnico. “O evento tem esse viés para que membros e servidores tenham consciência da importância do cuidado com a saúde, o espiritual e a humanização”, afirmou.

O Presidente da ASMMP também enfatizou a importância do evento: “O ‘workshop’ traz a reflexão para cada membro e servidor acerca da necessidade de cuidarmos da saúde mental e física, com equilíbrio nas atividades relacionadas a vida pessoal, familiar, profissional e social. Estamos adoecendo e não percebemos. Acreditamos que, após as reflexões e ensinamentos apresentados pelos palestrantes, sairemos daqui com vontade de trazer um equilíbrio nas nossas vidas”.

Na sequência, o Agente Federal de Execução Penal Antonio Henrique Santos Resende, pós-graduado em Entrevista Investigativa e Análise Comportamental pela Emotional Intelligence Academy (Manchester, Reino Unido), ministrou palestra sobre “Inteligência emocional”.

Sexta-feira

Em continuidade aos trabalhos do “workshop”, na manhã desta sexta-feira (26/4), a psicóloga Sálua Omais, mestre em Saúde Mental e Psicologia da Saúde, proferiu palestra sobre “Felicidade: mitos, ciência e realidade”.

Na sequência, o psicólogo Mario Cesar Ferreira, pós-doutor em Ergonomia Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) pela Université Paris 1 (Sorbonne, França), falou sobre “Qualidade de vida no trabalho no setor público brasileiro: questão atual, importante e impostergável”.

A programação continua no período da tarde com a palestra “Fisiologia e neuroquímica das emoções e do estresse”, do médico José Roberto Campo de Souza, graduado pela Universidade Federal do Paraná, professor em cursos de especialização em Homeopatia no Brasil e palestrante nas áreas de Saúde e Qualidade de vida, Relações Humanas, Técnicas de Estudo e Aprendizagem.

Para finalizar o evento, o psicólogo Denisval Pereira de Andrade, mestre em Psicologia de Saúde e fundador do Instituto CrerSer, ministrará a palestra “Constelação familiar e as relações humanas”.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS