A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul completa, neste mês de maio, um ano de criação. Ao longo desse tempo, membros e servidores do MPMS puderam se qualificar com diversos cursos, palestras, workshops e seminários que abordaram temas das mais diversas áreas, possibilitando crescimento profissional na atuação e na qualidade dos serviços prestados.

Com foco no aperfeiçoamento da gestão dos serviços, a Escola Superior do MPMS realizou, durante o ano passado, 20 cursos presenciais de qualificação profissional voltados para o público interno da Instituição e 6 eventos em parceria com outras instituições. Tais eventos, foram responsáveis pela vinda de diversos palestrantes, deste Estado e de outras regiões do país, que trouxeram, através de suas experiências e expertise, conhecimentos que agregaram valor aos serviços prestados pelo Ministério Público Estadual.

Este ano, a Escola Superior já realizou 13 cursos presenciais e 7 pela plataforma de Educação a Distância, que também merece destaque dada a grande procura de membros e servidores em se profissionalizarem por meio da plataforma digital.

A Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva que há um ano assumiu a Diretoria-Geral da ESMP-MS destaca que os cursos de capacitação realizados visam não apenas à formação profissional, mas também humana.

O Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa, Membro do Conselho Administrativo-Consultivo da ESMP-MS, destaca que os cursos promovidos pela Escola proporcionaram aproximação institucional “de modo que está sendo possível debater temas polêmicos, uniformizar entendimentos e acima de tudo difundir conhecimento e troca de experiências. Os eventos e cursos promovidos permitem traçar um novo olhar para as atividades diárias tanto na atuação judicial quanto administrativa”.

Diretoria da ESMP-MS

A atual Diretoria da Escola Superior é composta por Membros do MPMS – especialistas, mestres e doutores, que enxergaram a necessidade contínua de aperfeiçoamento dos membros e servidores da Instituição. Para o Promotor de Justiça e Membro do Conselho Consultivo da ESMP-MS Antonio André David Medeiros, por exemplo, a  necessidade de constante aprendizado e inovação faz parte de qualquer estratégia de gestão de negócios das Instituições: “Nesse prisma, a Escola Superior vem proporcionando de forma exemplar essa possibilidade dentro da Instituição trazendo conhecimentos e oportunidade de atuar de forma inovadora, incorporando novos conhecimentos e trabalhando a eficiência da máquina estatal com o investimento em todos os colaboradores, membros e servidores, na perspectiva do  aprendizado de novas tecnologias, competências e cultura de trabalho, atuando na modernização e evolução constante do nosso Ministério Público”.

O Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa faz uma análise do avanço que a Escola Superior vem proporcionando com os cursos oferecidos que atendem todos os públicos da Instituição: "Apesar do pouco tempo de atuação, a ESMP representa verdadeiro avanço nas capacitações de membros e servidores do MPMS. Isto porque os cursos não se restringem a assuntos genéricos, mas sim a conhecimentos específicos e técnicos relacionados às atividades do dia a dia do integrante do MPMS. Outra vantagem é a possibilidade de otimizar recursos públicos, visto que os cursos na modalidade in company acabam tendo menor custo, por viabilizar a participação de um número elevado de membros e servidores, sem a necessidade de gastos com passagens e diárias”.

Cabe destacar que, pensando na redução de custos, a ESMP-MS buscou a utilização de uma plataforma EAD que também facilitou a comunicação, visto que o público alvo pode se inscrever e acompanhar o andamento do curso de forma eficaz, ainda que não realizado na modalidade presencial. Só este ano, foram realizados 7 cursos a distância para membros e servidores do MPMS, sejam de inciativa da própria Escola Superior de Mato Grosso do Sul ou por meio de Escolas Superiores de outros Ministérios Públicos.

Para o Promotor de Justiça Paulo César Zeni, a elaboração de cursos já resultou em várias ações administrativas bem-sucedidas, como por exemplo a elaboração do plano de gestão de risco de TI, a elaboração de rotinas modernizadas para o controle da cadeia de custódia das provas eletrônicas e a capacitação da equipe do MPMS para a realização de atividades de análise e fiscalização em licitações na área de TI.

“Neste primeiro ano de trabalho, a ESMP organizou cursos dirigidos ao uso de tecnologia para o incremento da eficiência institucional, à qualificação dos servidores para o exercício de suas funções administrativas e, principalmente, ao aprimoramento da atuação do Ministério Público nas Promotorias e Procuradorias de Justiça. Os cursos realizados pela ESMP vão permitir que membros e servidores do MPMS possam trabalhar a cada dia com maior qualidade e eficiência, entregando, em consequência, serviços de excelência para a sociedade”.

Desafios

Na visão do Promotor Paulo César Zeni, a ESMP realizou, com sucesso, em curto espaço de tempo, mais de 30 cursos, além de dezenas de palestras e eventos, firmando parcerias com diversas instituições, tais como a CGU, UFMS, Escola de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e DEPEN. Para ele, atribui-se os elogios e o reconhecimento recebido pela ESMP à intensidade do trabalho realizado e à qualidade dos cursos e eventos:

“Temos muitos planos em andamento para este segundo ano de trabalho, mas há dois projetos em particular que merecem destaque. O primeiro deles, a montagem do estúdio para a gravação de aulas em EAD vai ampliar significativamente o público da escola, permitindo que membros e servidores possam participar de cursos a distância, dispensando a atual necessidade de constantes deslocamentos de pessoas à capital. Também estamos trabalhando em parceria com a UFMS para a criação de curso de pós-graduação com foco na área de gestão de promotoria, o que propiciará uma oportunidade inédita de qualificação administrativa de membros e servidores.”

Já o Promotor de Justiça Antonio André David Medeiros ressalta que os desafios ainda são muitos, mas a meta de excelência institucional será garantida por meio dos vários cursos de aperfeiçoamento que serão realizados ao longo dos anos:

“Podemos citar a manutenção do ritmo de trabalho da Escola, com o apoio da Administração Superior, com cursos de alto valor agregado e que possam causar uma mudança cultural e pessoal dos membros e servidores, também cursos de longa duração como de pós-graduação, lançamento de Revista Científica, tudo isso para permitir o acesso ao conhecimento necessário para atuarmos com excelência na missão constitucional do Ministério Público, acreditando que membros e servidores poderão ter acesso à melhor capacitação fornecida pela Administração, missão da Escola Superior do Ministério Público.”

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom