A Campanha Maio Amarelo, um Movimento que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e que busca a sensibilização para redução de acidentes se encerra nesse fim de mês com palestras didáticas, de segmentos variados das Instituições envolvidas, em Campo Grande.

O MPMS, representado pelo Promotor de Justiça, Fábio Ianni Goldfinger coordenador do núcleo criminal da Instituição, foi o terceiro palestrante a apresentar dados e números na tarde dessa quarta-feira (29/5) no auditório da sede da Ordem dos advogados do Brasil - OAB/MS.

“O Ministério Público de Mato Grosso do Sul aposta na prevenção e na educação como ferramentas para diminuir números que foram apresentados nesse evento. Sabemos que uma em cada cinco pessoas perdem a vida no trânsito da capital, e que em Três lagoas foi construído um Hospital de trauma com o foco em atender acidentes de trânsito. Os órgãos de segurança pública como a Polícia Militar, Polícia Civil, Magistratura e mesmo Ministério Público precisam reduzir esforços no sentido de priorizar o combate ao crime organizado, ou a corrupção, é muita gente e recursos envolvidos. Porém por conta da negligência do condutor as Instituições gastam uma energia desnecessária. Uma conta que muitas vezes não é feita”.     

Fábio Goldfinger apresentou à plateia campanhas criadas pela Assessoria de Comunicação do MPMS, “Sua pressa não vale minha vida” com apresentação de posts para as redes sociais e outdoors que foram distribuídos da cidade, a campanha foi proposta pela 8ª promotoria de Justiça criminais e residuais de Três Lagoas e que teve um retorno muito positivo na comunidade, teve  também a apresentação do projeto Motociclista Legal proposto pela 1ª Promotoria de Ponta Porã, com a criação de um vídeo documentário feito com depoimentos de vítimas de acidentes com motos, um problema recorrente na fronteira, os presentes assistiram atentos e ficaram impactados com uma realidade não triste.   

Maio Amarelo

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidos (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza na área do trânsito. No Brasil, a adesão foi feita a partir de 2014. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Waléria leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Nathália Rabelo